UnirG promove o I Seminário do grupo de pesquisa Processos Educativos

23 de Agosto de 2022

Na noite de ontem, 22, professores e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Letras, Pedagogia, Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG deram início ao I Seminário do grupo de pesquisa Processos Educativos.  O encontro ocorreu no auditório do campus I da Instituição reunindo pessoas interessadas em debater sobre “Processos Educativos: visibilidade e produtividade”. O evento encerra hoje, 23, às 19h15.

A abertura teve início com a apresentação musical do aluno de violino Jonathan, da Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto. Entre os presentes estavam o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Drº Fábio Pegoraro, professores das Aldeias Javaés, das comunidades Canoanã e Boa Esperança, alunos do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, além de servidores da Instituição.

O evento tem como objetivo discutir ações para visibilidade e produtividade do grupo de pesquisa, com a finalidade de criar um espaço de debate para pesquisadores sobre educação em seus aspectos teóricos e práticos, como processo e método.

Conforme a vice-líder do grupo de pesquisa, Ma. Eliana Zellmer, a Universidade precisa se consolidar e crescer enquanto pesquisa. Na UnirG há estudos muito interessantes que precisam ser conhecidos pela comunidade acadêmica. “Temos muitas pesquisas importantes, mas que precisam ser motivadas, apresentadas, divulgadas e discutidas para que os alunos entendam que a pesquisa é uma via de mão dupla e mesmo a partir da graduação eles devem se envolver”, ressaltou.

A professora disse ainda que a ideia de reunir para discutir sobre os estudos tem o intuído de apresentar o potencial desenvolvido na Instituição aos professores, alunos e comunidade. “Queremos aproximá-los para também conhecerem e fazerem parte das linhas de pesquisas realizadas na UnirG. Nosso ensino será cada dia melhor se estivermos todos engajados a pensar sobre o assunto. A pesquisa causa um impacto positivo muito grande no desenvolvimento regional e, por isso, queremos estar perto e conhecer os pesquisadores que temos na Instituição”, completou Zellmer.

Conforme o professor Drªº Fábio Pegoraro, esse evento é um marco na história da UnirG, quando vemos de fato a universidade acontecendo. “Uma Universidade se pauta também no tripé da Educação: ensino, pesquisa e a extensão. Nós estamos cada dia valorizando o pesquisador na busca de saberes, gerando assim, novos saberes”, disse Pegoraro

O grupo de Processos Educativos desenvolve três linhas de pesquisa: Diversidade, Inclusão e Inovações Pedagógicas; Educação, Diversidade Cultural e Manifestações Corporais; Formação Professoral e Práticas Educativas. Na oportunidade, os estudos desenvolvidos por cada linha foram apresentados aos presentes.

O Seminário é um momento oportuno para discussões sobre metodologias, referenciais teóricos e o estado da arte da pesquisa em educação no âmbito das linhas de pesquisa.

A programação segue hoje, com a realização da mesa redonda que abordará a “Formação Professoral e Práticas Educativas”. Na oportunidade, o professor de Psicologia, Me. Vinicius Lopes Marinho, irá ministrar uma palestra sobre “A importância da Ciência e publicação na graduação”.

Redação: Giselli Raffi