Educação Indígena: pesquisadores retornam visitas nas aldeias da Ilha do Bananal

17 de Agosto de 2022

Dando continuidade as pesquisas realizadas nas aldeias indígenas da Ilha do Bananal, a equipe do Projeto de Pesquisa (Multi) “Letramentos: Contribuições para o Ensino” está na aldeia Boa Esperança. As pesquisadoras foram ontem, 16, e retornam nesta sexta-feira,19.

A pesquisa é realizada por meio de um trabalho interinstitucional entre a Universidade de Gurupi - UnirG, a Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT e o Instituto Federal do Tocantins – IFTO.  O projeto tem a função de ampliar o conhecimento sobre metodologias específicas de aprendizagem, considerando as necessidades do povo Javaé.

Nesta etapa, participam da coleta de dados a acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade UnirG, Keyliane dos Anjos Leitão e a doutoranda do curso de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, Solange Cavalcante Matos. Na oportunidade, elas estão desenvolvendo oficinas pedagógicas com estudantes da Escola Estadual Indígena Watakuri.

De acordo com a coordenadora da equipe e professora da UnirG, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, a geração de dados consiste no registro de narrativas Javaé tradicionais em língua Javaé e em língua portuguesa para posterior realização de oficinas de leitura e produção de textos de gêneros diversos a partir das narrativas registradas.

“Já as oficinas que a acadêmica de pedagogia está desenvolvendo consistem em um trabalho interdisciplinar com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, em que serão trabalhadas as disciplinas de língua portuguesa e matemática, por meio do gênero textual receita, cujo alimento será preparado pelos próprios indígenas, com o auxílio da oficineira”, relatou a professora.

Além disso, as pesquisadoras realizarão observações das aulas na escola da aldeia para melhor planejamento das próximas ações do projeto (Multi) letramentos.

Pesquisadores

A equipe é coordenada pela professora da UnirG, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, e tem como professoras pesquisadoras a Me. Edna Maria Cruz Pinho, Me. Sofia Mara de Souza e a doutoranda Solange Cavalcante Matos, além da participação dos acadêmicos da UnirG dos cursos de Direito, Robson de Aquino Sampaio, de Pedagogia, Keyliane dos Anjos Leitão e de Letras, Luiz Fernando Macedo de Araújo.

Redação: Giselli Raffi