Novo alunos participam da Aula Inaugural do segundo semestre de 2022

17 de Agosto de 2022

Os aprovados no último processo seletivo da Universidade de Gurupi – UnirG participaram ontem, 16, da Aula Inaugural, no Centro de Vida Saudável. Foi um momento para que os estudantes pudessem conhecer a direção da UnirG e ouvir as experiências de egressos da Instituição que têm alcançado êxito em suas áreas de formação.

A Reitora da Instituição, Drª Sara Falcão, deu as boas-vindas aos ingressantes e falou sobre o importante trabalho dos coordenadores de cursos, dos gestores de departamentos que fazem o atendimento ao aluno, como a Ouvidoria, Secretaria Acadêmica, entre outros.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano de Gurupi, Eremilson Leite, representou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes. De acordo com ele, “a UnirG não deseja apenas entregar um diploma para seus alunos, mas tem o propósito de formar profissionais excelentes, e isso é o que o mercado exige. Parabéns a cada um que escolheu iniciar sua vida acadêmica em uma Instituição como a UnirG”.

O Diretor Administrativo e Financeiro, Oximano Jorge, frisou o empenho da Fundação UnirG na gestão da Instituição. “Queremos sempre proporcionar o que for necessário para que a formação dos alunos seja de qualidade, e que cada estudante se sinta bem preparado para exercer a profissão que escolheu. Aproveitem a caminhada e sintam-se em casa”, disse.

Além dos coordenadores de cursos, participaram do evento o vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, o Dr. Fábio Pegoraro, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação; e a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra.

O evento também contou com apresentações artísticas. O Grupo de Danças Urbanas, da Casa de Cultura Maestro Ohonio Benvenuto, apresentou a coreografia Arte em Movimento.

Os professores Antônio José Roveroni, Leonardo Torres, Paulo Albuquerque e o servidor Pedro Arnoud também fizeram apresentações musicais.

Experiências de sucesso e pesquisa científica

Três egressos da Instituição compartilharam com o público os esforços, os desafios e o êxito que tem marcado suas carreiras profissionais.

Por meio de vídeo, o Dr. Fernando Pereira Beserra, falou sobre sua carreira acadêmica e profissional, desde que concluiu o curso de Farmácia na UnirG, em 2011. Atualmente ele é pesquisador de Pós-doutorado na Universidade do Colorado, Estados Unidos.

“Quando ingressei no curso de Farmácia eu não tinha a intenção de trabalhar como pesquisador. Porém, ao longo do curso, participei de projetos, tive bons professores e me interessei pelo campo da pesquisa. Tive a oportunidade de estudar e fazer pesquisa em diversos países e digo que a UnirG foi o início de tudo. Aos novos alunos desejo sucesso e que aproveitem as oportunidades que são oferecidas a vocês”, disse Beserra.

A Diretora Científica e de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins, Munique Daniela Maia, esteve no evento e também reforçou a importância da pesquisa. “A ciência é uma oportunidade para que vocês atuem em suas áreas de formação. Existem oportunidades para quem está começando. Abram os olhos para a ciência, pois vocês podem fazer toda a diferença para a humanidade”, disse ela.

A Ma. Maressa Borges falou do orgulho de ter estudado Odontologia na UnirG há oito anos. “Recebi uma ótima formação, o que me deu condições de cursar especialização, curso de Mestrado, ser aprovada em um concurso público, e ter um consultório particular. Cada professor que eu tive a oportunidade de conhecer me proporcionou uma formação de excelência e sou muito grata a essa Instituição”, disse.

A Juíza de Direito, Mirian Alves Dourado, titular da 1ª Vara Criminal de Gurupi, egressa do curso de Direito da UnirG, falou sobre os desafios que marcaram sua carreira profissional. “Foram anos de muitas lutas, precisei trabalhar para custear os meus estudos, mas com muita fé em Deus pude ir conquistando meus objetivos. Fui Defensora Pública e depois ingressei na magistratura. Para vocês que estão começando agora, não desistam dos seus sonhos e dos seus projetos”, finalizou.

Os calouros também assistiram a um vídeo sobre o projeto Cidadão Universitário, a gincana solidária da UnirG que acolhe os novos estudantes em uma gincana solidária.