UnirG emitirá diploma digital a partir do segundo semestre de 2022

10 de Agosto de 2022

Agilidade e funcionalidade são algumas das vantagens do diploma digital, sancionado pelo MEC e implementado pela Universidade de Gurupi – UnirG. A previsão é de que, quem colou grau na Instituição a partir de 04 de abril deste ano, já deverá ter o diploma digitalizado ainda nesse semestre. Com o documento o egresso terá mais facilidade para fazer consulta e a praticidade de forma geral.

A inovação desburocratiza o processo e possui a mesma validade jurídica do documento físico, em papel. Além de trazer mais segurança, pois diminui o risco de fraudes para as instituições que precisavam contratar o serviço.

Conforme o responsável pelo Departamento de Registro de Diplomas, Títulos e Certificados da UnirG, Fernando Marques de Souza, o documento digital estará disponível na Plataforma SEI, na aba Documentos Digitais.

“O diploma digital será disponibilizado após a outorga de grau ser concedida ao graduando. Com o ato oficial, a Secretaria Geral Acadêmica, que realizou a averiguação da documentação correta dos formandos, além dos componentes curriculares obrigatórios para a integralização do currículo do curso, encaminhará o processo de registro do diploma de graduação digital ao Departamento de Registro”, afirmou Fernando.

Ainda de acordo com Marques, “o prazo de registro do diploma digital será de até 120 dias após a solenidade de colação de grau. O acesso à primeira via do diploma digital será disponibilizado gratuitamente e ininterruptamente ao graduado isento de requerimento ou taxa administrativa. Exceto nos casos em que o requerente solicite uma nova expedição motivada por alteração de documentos pessoais e também, a impressão do diploma físico”.

O egresso que optar pelo diploma impresso será necessário solicitar a emissão por meio de segunda via, mediante requerimento e pagamento da taxa no valor de R$ 239,93.

O diploma digital poderá ser acessado pelo computador, celular ou tablete e por meio de downloads do arquivo em formato XML e a representação visual em PDF.

Vantagens

Segundo Fernando Marques, “além da praticidade, o diploma digital permite a segurança de dados, por meio da sua disponibilização em formato XML (Extensible Markup Language), com assinaturas, certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais”.

Outro ponto satisfatório é o acesso no sistema de validação nacional do diploma digital, em ambiente com segurança garantida por meio do site https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma .

Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Registro, pelo telefone (63) 3612-7668

Redação: Luciene Souza