Curso de extensão Filosofia, Literatura e Cinema irá debater o tema “Epidemias”

08 de Agosto de 2022

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Filosofia, Literatura e Cinema da Universidade de Gurupi. Com o tema “Epidemias”, essa edição tem a proposta de promover a reflexão sobre problemas de saúde pública e do controle sanitário em vista das epidemias e das pandemias.

As atividades terão início no dia 22 de agosto, com a exibição do filme “Sentidos do amor” (Perfect Sense - direção de David Mackenzie, Reino Unido, 2011). Na ocasião, a professora Ma. Edna Pinho irá ministrar a palestra sobre o autor Edgar Morin. Até o mês de novembro estão programados seis encontros, que serão realizados no auditório da Apug, a partir das 19h15.

Conforme o professor Me. José Carlos Freitas, coordenador do curso, “o Filosofia, Literatura e Cinema se volta para o estudo das epidemias e da pandemias, por ocasião da pandemia do Coronavírus e da Covid 19, verificando o que a reflexão filosófica produziu a respeito delas e o seu registro, fictício ou não, nas obras literárias e cinematográficas”.

O curso assumirá um caráter histórico, antropológico, sociológico e filosofófico, aproveitando as produções mais recentes do pensamento com autores como Edgar Morin, Slavoy Zizek, Yuval Noah Harari, Giorgio Agamben, Michel Foucault, Boaventura de Sousa Santos, Joel Birman e outros.

Professores, servidores e alunos podem participar e devem realizar a inscrição gratuitamente no site lapisvia.com.br/flc2022epidemias