Psicologia renova reconhecimento com conceito 4 pelo CEE

21 de Julho de 2022

O Diário Oficial do Estado do Tocantins nº 6132, de 20 de julho de 2022, publicou o parecer emitido pelo Conselho Estadual de Educação – CEE/TO, que renova o reconhecimento do curso de Psicologia – Bacharelado e Licenciatura, da Universidade de Gurupi – UnirG, pelo período de quatro anos, com o conceito 4. A nota máxima emitida pelo CEE/TO para cursos de graduação é 5.

Conforme a coordenadora do curso de Psicologia, Ma. Dulcimara Carvalho Moraes, “para nós do curso é gratificante e muito importante o reconhecimento do CEE, visto que ano após ano desenvolvemos um trabalho com seriedade e comprometimento com a nossa Instituição, nossos acadêmicos e a comunidade local e regional. O mérito desse conceito também se reserva ao nosso corpo docente e ao corpo técnico administrativo do curso”, relatou a coordenadora.

Os membros do CEE realizaram a verificação in loco, no período de 6 a 7 de outubro de 2021, quando fizeram a análise de documentos e verificação da estrutura física. Também foram realizadas reuniões com a Gestão, Coordenação do curso e de estágio supervisionado, Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Instituição, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e entrevistas com acadêmicos e professores, entre outras.

A comissão expediu os conceitos: Organização Didático-pedagógica - conceito: 4,0; Corpo Docente e Tutorial - conceito: 4,4 e Infraestrutura - conceito: 3,47. O Conceito Final do curso é 4,0.

O curso de Psicologia foi criado em 2005 e tem o objetivo de transmitir, produzir e sistematizar conhecimentos, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional.  Busca contribuir para uma sociedade mais justa, e consolidar-se como uma Instituição inovadora em suas propostas pedagógicas. Além de desenvolver uma identidade regional, formando cidadãos socialmente responsáveis, capazes de promover efetivamente a transformação social da região.

Dulcimara Carvalho manifestou o desejo de que a melhoria na qualidade do ensino seja constante. “Que o nosso trabalho não pare aqui, mas que esse conceito seja motivador para alavancarmos ainda mais o curso de Psicologia. Sempre buscando qualidade na formação profissional e no desempenho acadêmico, melhorias nos projetos de pesquisa e extensão e nas publicações científicas, que fazem muita diferença”, frisou.

Apenas em 2021, os atendimentos do curso para a comunidade foram mais de 1.500, incluindo as ações ofertadas pelo Serviço Escola de Psicologia (Sepsi) e os trabalhos desenvolvidos por meio de estágios supervisionados.

Redação: Luciene Souza