UnirG esclarece sobre o andamento dos processos sub judice da Revalidação de Diplomas

20 de Julho de 2022

A Universidade de Gurupi – UnirG, por meio da Reitoria e da Comissão Permanente de Revalidação de Diplomas (CPRD), informa sobre os prazos do processo de revalidação de diplomas de graduação em Medicina, expedidos por Instituições de Ensino Superior estrangeiras, na modalidade simplificada sub judice.

A Comissão decidiu que o apostilamento não será por meio de apontamento no verso do diploma original do candidato. Por isso se fez desnecessária a apresentação dos documentos entre os dias 18 e 30 de julho.

De acordo com o presidente da CPRD, Thiago Henrique Nascimento, o apostilamento será emitido pela UnirG, por meio de documento específico disponibilizado eletronicamente, com código de verificação de autenticidade e validade somente com apresentação conjunta do diploma validado. “Os candidatos serão inseridos na Plataforma SEI, utilizada pela Instituição, dando acesso ao candidato à sua apostila, por meio de login e senha, assim que finalizado o processo”, explicou.

O presidente disse ainda que a responsabilidade social da UnirG na qualificação dos profissionais médicos na validação dos certificados é extremamente séria, e por isso, preza pela transparência e lisura dos processos, e em especial, pela legalidade.

“As apostilas somente serão emitidas após as confirmações de autenticidade dos documentos apresentados, diploma e histórico acadêmico, autenticidade de selo consular, da apostila de Haia e das instituições de origem e, ainda, após o trânsito em julgado dos processos”.

Sobre o prazo para finalizar o procedimento de validação, Nascimento disse que a UnirG depende do retorno da Instituição estrangeira. “Cada Instituição no exterior solicita um prazo específico para nos emitir a resposta, podendo ainda ser prorrogado caso não consiga nos responder a tempo. É necessário que os candidatos tenham paciência, pois não estamos paralisados, o processo continua em andamento. São muitos candidatos que merecem a nossa atenção e cuidado para que nenhum deles saia prejudicado.

Em respeito ao princípio da impessoalidade, qualquer nova informação será repassada a todos por meio de comunicado oficial, publicado no site da IES.

Para facilitar o acompanhamento das confirmações de autenticidade, será disponibilizado no site uma listagem (atualizada) contendo a relação das IES´s estrangeiras que já confirmaram as autenticidades.

Redação: Giselli Raffi