Candidatos da Revalidação de Diplomas participam da prova de Habilidades Clínicas

12 de Julho de 2022

Os classificados para a segunda etapa do Processo de Revalidação de Diplomas de Graduação em Medicina Expedidos por Instituições de Ensino Estrangeiras, da Universidade de Gurupi – UnirG, participam da prova prática de Habilidades Clínicas, realizada em Gurupi. O certame está ocorrendo entre os dias 11 e 16 de julho, no Ambulatório de Saúde Comunitária da UnirG.

Aproximadamente 460 candidatos realizam a prova de habilidades clínicas, aplicada em cenários simulados de proposições práticas, nas quais são avaliadas as habilidades e competências nas áreas de: Saúde da Criança e do Adolescente; Medicina da Família e Comunidade/Saúde Coletiva; Saúde da Mulher; Ambulatório de Cirurgia Geral; Clínica Médica; Saúde Mental; Anamnese e Diagnósticos.

O exame compreende em três etapas, sendo a primeira a análise documental, a segunda a avaliação escrita (prova teórica e de habilidades clínicas) e a terceira os estudos complementares.

Conforme a reitora, Drª Sara Falcão, para o candidato que obtiver, no mínimo, 50 pontos na prova teórica e 60 na prática, terá alcançado a equivalência curricular e seu diploma será revalidado pela UnirG.

“Nesta fase o candidato é avaliado individualmente e não há competição entre os participantes, pois não há quantitativo de vagas. Os médicos são avaliados em 10 estações que vão desde anamnese, clínica médica, cirurgia até parecer médico em caso judicial”, disse a reitora.

Alcançando a média, após a constatação da validade dos documentos, o candidato terá o diploma habilitado. A etapa demanda um novo prazo para ser concluído, pois são avaliados a legalidade dos documentos pela comissão do processo e, além disso, a habilitação deve ser registrada pelo MEC.

A médica, Adele Vendemiatt Viao, veio do Rio Grande do Sul participar da avaliação clínica. Ela relata que se formou na Argentina em 2018, e em seguida também fez Residência Médica no país.

“Estou otimista com os meus resultados, o processo está bem organizado e espero ser aprovada para começar meus atendimentos. Não vejo a hora de poder atuar no meu país”, falou a candidata.

O resultado preliminar da prova prática de habilidades clínicas está prevista para ser publicada em 03 de agosto. Já o resultado final da segunda etapa (provas teóricas e práticas) devem ser divulgadas em 26 de agosto.

Outras informações podem ser vistas no site www.unirg.edu.br/revalidacao.

Estudos complementares

A terceira etapa contempla os estudos complementares, para os candidatos que não alcançarem a nota mínima. Serão selecionados 60 classificados, de acordo com o resultado final da segunda etapa, em ordem decrescente de classificação, para ocuparem as vagas disponibilizadas.

“Em alguns casos, a complementação é necessária, pois as diretrizes curriculares atuais do curso de Medicina no Brasil são enfáticas para dispor maior carga horária na área de Saúde da Família, diferindo em partes dos cursos do exterior. Diante disso, recomendamos a complementação”, finalizou a reitora.

As aulas práticas em internato serão ofertadas pela UnirG no período de 12 meses (totalizando 2.880 horas).

Após a conclusão dos estudos, o candidato aprovado estará apto à revalidação do diploma de médico graduado no exterior pela Instituição.

Redação: Giselli Raffi