Potencialidades da UnirG são apresentadas para a Cônsul Comercial do Egito em visita a Gurupi

26 de Junho de 2022

Internacionalização, desenvolvimento regional, além do fortalecimento da pesquisa científica na Universidade de Gurupi – UnirG, foram alguns dos assuntos abordados em um encontro realizado ontem, 25, entre os gestores da Instituição e a Cônsul Comercial do Escritório Econômico da Embaixada da República Árabe do Egito, Ashwa Bakr.

A reunião foi realizada na Reitoria da UnirG, com a presença da Reitora da Instituição, Drª Sara Falcão; do vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira; da Pró-reitora de Graduação, Drª Rise Rank; do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro; da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra e do Presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda.

Representando a Prefeitura de Gurupi estiveram o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias; a Diretora de Indústria e Comércio, Daniella Prudente Vitorino; a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay. A Coordenadora do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra; a diretora do IFTO, em Gurupi, Milene Lopes dos Santos Queta, e o professor Antônio Perón, representante da Universidade Federal do Tocantins, campus Gurupi, também participaram do evento.

Na ocasião, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, fez uma apresentação em que frisou a contribuição e o compromisso da UnirG com o desenvolvimento regional por meio da formação de pessoas e com as pesquisas científicas. Pegoraro falou sobre a contínua qualificação do corpo docente, investimentos, editais, linhas de pesquisa, áreas de atuação da Instituição, além das tratativas que estão em andamento para a realização de intercâmbios entre pesquisadores da UnirG e de Instituições de outros Países. Pegoraro afirmou que a UnirG está aberta a parcerias com o Egito, que podem ser produtivas e gerar bons resultados.

A Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay, falou das ações do Cluster Educação Superior que, em Gurupi, reúne a UnirG, IFTO, UFT e Unitins; do Centro de Desenvolvimento Regional do Sul do Tocantins, entre outros projetos.

A diretora do IFTO, em Gurupi, Milene Lopes, falou sobre os cursos ofertados pela Instituição, público atendido pelo IFTO e sobre projetos realizados por professores e alunos. Antônio Perón, representante da Universidade Federal do Tocantins, campus Gurupi, pontuou os cursos ofertados e algumas das áreas em que a UFT desenvolve pesquisas atualmente na cidade.

Cooperação

Em setembro de 2021, uma comitiva de gestores de Gurupi, entre eles a prefeita Josi Nunes, esteve na Embaixada do Egito, em Brasília, para apresentar as potencialidades do Município visando parcerias futuras.

“Trazer recursos e investimentos para a UnirG sempre foi uma das nossas grandes intenções quando estivemos na Embaixada do Egito. A UnirG é uma Instituição gurupiense e desejamos que ela se fortaleça ainda mais para que possamos aumentar o branding de tecnologia na região sul do Estado” explicou a Diretora de Indústria e Comércio de Gurupi, Daniella Prudente Vitorino.

“Percebemos que o Egito tem um especial interesse no intercâmbio na área educacional e de ciência, tecnologia e inovação. Além de apresentar as potencialidades comerciais da região, também estamos mostrando o nosso ecossistema que agrega as instituições de ensino superior, entre elas a UnirG, diante das possibilidades de desenvolvimento de pesquisas conjuntas nas áreas de empreendedorismo, agronegócios, desenvolvimento de fertilizantes e produtos naturais na área da saúde, que são de interesse do Egito”, detalhou a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay.

Para o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a UnirG tem empenhado esforços para fortalecer as áreas de pesquisa e inovação e esse é um momento oportuno para parcerias. “Vejo de forma muito positiva a presença da Cônsul Comercial do Egito na UnirG, pois é mais um passo no processo de internacionalização. Assim, a UnirG vai tornando-se cada vez mais conhecida e com condições de receber investimentos”.

“É um privilégio ter uma representante do Governo Egípicio em nossa Instituição com a finalidade de formar parcerias. Temos áreas e projetos com grande potencial para receber reforço em tecnologias e de um País que tem muito a oferecer”, ressaltou a Reitora, Drª Sara Falcão.

Ao final da visita, os gestores e a Consul Comercial, Ashwa Bakr, visitaram laboratórios de saúde no campus II, as futuras instalações do Centro de Simulação Realística e ainda o Laboratório de Produtos Naturais/UAP da UnirG, que desenvolve pesquisas com plantas nativas do cerrado com potencial fitoterápico.

A Cônsul Comercial, Ashwa Bakr, agradeceu o acolhimento que recebeu em Gurupi e na UnirG. “Há um grande potencial para a cooperação entre o Egito e Gurupi no campo de inovação e tecnologia, em áreas de saúde, como na ginecologia, agronegócios, entre outras. É a primeira vez que venho até aqui para discutir potencialidades de cooperação. Acho que temos muitas áreas comuns, com oportunidades para ampliar o comércio e os investimentos entre nossos países”, disse.

Uma carta de intenções para cooperação internacional com a República Árabe do Egito foi entregue para Ashwa Bakr, com áreas de interesse para cooperação entre os Países.

Redação: Meiry Bezerra