Documentário produzido na UnirG vence o Intercom Norte

08 de Junho de 2022

"Os impactos da Covid-19 nos profissionais da saúde municipal de Gurupi-TO" é o tema do documentário jornalístico, vencedor da exposição promovida no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), ocorrida pelo formato online no evento regional, no último dia 04.  O vídeo é um produto de TCC, do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi – UnirG.

O documentário concorreu com instituições da região Norte e venceu os finalistas da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Centro Universitário Fametro.  A premiação foi na categoria Jornalismo, modalidade "Documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão".

Com duração de 21 minutos, o documentário foi produzido pelos egressos Lucas Carvalho, Luan Matos e o acadêmico Rodrigo Araújo, orientados pela professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Instituição, Ma. Gabriela Melo. As imagens e edição do trabalho foram realizadas pelos técnicos em áudio e vídeo, do Estúdio de TV, do curso, Rogério Miranda e Caio Fabrício.

Conforme o jornalista Lucas Carvalho, o documentário será o único trabalho que irá representar a UnirG, na Expocom Nacional que ocorrerá em setembro, presencialmente em João Pessoa - PB. “Agradeço aos meus colegas e parceiros de produção, aos colaboradores, profissionais de saúde da UPA, servidores da UnirG, a nossa orientadora e a todos que contribuíram. Foi um trabalho intenso que precisou de muita dedicação e amor pela profissão. Estou muito feliz e grato com o resultado alcançado e pela oportunidade de representar a UnirG nacionalmente”.

O estudante Rodrigo Borges mencionou sobre a abordagem a alguns profissionais da saúde, durante essa pandemia que assolou o mundo. “A construção do documentário foi uma experiência de grande aprendizado para nós, nele pudemos mostrar a realidade vivida por esses profissionais que enfrentam de peito aberto os desafios de salvar vidas em meio ao risco da covid-19. Os relatos são de um médico, uma enfermeira e uma técnica, que contaram como foi enfrentar o pico da doença dentro da UPA de Gurupi”, relatou.

Para o egresso Luan Matos, a experiência de participar desse projeto foi incrível e gratificante. “Por ser o Trabalho de Conclusão de Curso, eu já esperava que houvesse dificuldade ao longo da jornada de produção, que foi desde a escolha do tema no início de 2021, os pontos que seriam abordados no documentário, a construção e mudanças do roteiro, toda a parte teórica, as gravações em outubro até a edição e finalização. Ainda estou assimilando a premiação, mas ela veio como uma recompensa e a realização de um ano inteiro dedicado à produção do nosso trabalho”, destacou o jornalista.

A professora Gabriela Melo frisou que a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) é um prêmio importantíssimo tanto para a área da comunicação como para a área acadêmica. “Foi um grande desafio desenvolvermos tanto a escrita acadêmica, como a produção e desenvolvimento do documentário com uma temática tão sensível. Os nossos acadêmicos se desenvolveram em meio ao processo de aprendizado e apresentaram um resultado final que nos dá orgulho e felicidade ".

O documentário premiado pode ser visto na página do YouTube do Jornalismo UnirG.

Redação: Luciene Souza

Fotos: curso de Jornalismo