Pesquisadores da UnirG têm projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins

07 de Junho de 2022

Os professores da Universidade de Gurupi – UnirG, Drº Fábio Pegoraro e Drª Jaqueline Cibene Moreira Borges tiveram seus projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins - Fapt.

A aprovação é por meio do Edital da Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins – REDE DESER, que visa o apoio de projetos voltados à região do Centro de Desenvolvimento Regional – CDR Sul e à estruturação dos CDR nas regiões Centro, Médio Norte e Bico do Papagaio.

Segundo Pegoraro, o seu projeto selecionado foi sobre a “Plataforma de Gestão Ágil de Implementação da Metodologia Lean Healthcare em Unidades de Pronto Atendimento (UPA)”.

“As organizações hospitalares têm sido cada vez mais desafiadas a trabalharem com custos reduzidos e entregar uma boa qualidade nos serviços prestados aos pacientes. Dessa forma, como resposta à crescente preocupação em otimizar a assistência à saúde atentando-se à performance financeira, a metodologia Lean, embora tenha tomado forma inicialmente no contexto de manufatura automobilística, tem sido muito aplicada em organizações desta natureza”, disse o professor.

O projeto também conta com a participação interinstitucional de pesquisadores da UnirG e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Já a pesquisa da professora Drª Jaqueline Cibene Moreira, relata sobre o “Uso de Extratos Vegetais para Produção de Fitocosméticos e de Produto Tradicional Fitoterápico na Comunidade Indígena do Sudeste do Tocantins”. O estudo será realizado na Ilha do Bananal, em Formoso do Araguaia, Tocantins

De acordo com a pesquisadora, espera-se que os produtos manipulados possam gerar renda local já que irá diversificar a renda dessa comunidade. “Esperamos ainda inserir a pesquisa, a comunidade acadêmica do curso de Farmácia, tecnologias associadas em prol de obtenção de fitocosméticos para comercialização”, disse a professora.