Alunos da UMG festejam o mês junino

01 de Junho de 2022

O mês de junho chegou animado para os alunos da Universidade da Maturidade de Gurupi – UMG, da Universidade de Gurupi – UnirG. A turma uniu com os acadêmicos de Educação Física para celebrar o início das festas juninas, com intuito de promover descontração aos idosos. A comemoração ocorreu na tarde de hoje, 01, no Centro de Vida Saudável da Instituição.

Vestidos a caráter, os alunos se divertiram com música, dança e comidas típicas do mês junino.  A banda forró Letícia Melo animou a festa.

Entre os presentes estavam a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, a reitora, Drª Sara Falcão, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra, a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Ma. Amanda Pereira Costa, o chefe de gabinete da UnirG, Thiago Nascimento, além de alunos e professores de Educação Física.

Segundo a coordenadora da UMG, Ceila Milhomem, além da aprendizagem, a ideia do projeto é proporcionar aos alunos da terceira idade, momentos de integração.

“Depois de tanto tempo na pandemia, sem poder reunir, voltamos às aulas semanalmente e aos eles também estão retornando. É muito importante para desenvolvimento social deles, principalmente, nessa faixa etária, em que eles têm muitos problemas de saúde, nós temos disciplinas também que nossos alunos estudam, participam de palestras com objetivo de despertar o intelecto deles. Ouvimos dos nossos alunos o quanto melhorou a qualidade de vida deles, depois das aulas da UMG”, disse a professora.

Conforme a dona de casa, Ainda Tonellotto, 62 anos, casada, mãe de dois filhos, veio a convite da amiga conhecer o trabalho da UMG. Ela disse que amou reunir com as colegas e ver o quanto é importante celebrar com as pessoas. “Primeira vez que venho e amei estar aqui. É muito bom ver a alegria de viver das pessoas. Nossa vida não se resume apenas porque temos acima de 60 anos, temos que aproveitar ainda mais momentos como esses para termos qualidade de vida. Meu esposo e eu somos muito ativos e não aguentávamos mais ficarmos isolados em casa”, falou.

Para a prefeita, a UMG tem uma grande importância para as pessoas da terceira idade de Gurupi. Infelizmente, principalmente, no nosso país as pessoas vão envelhecendo e perdendo o seu valor. “Muitas vezes elas deixam de trabalhar, aposentam, ficam à margem das atividades do lar, às vezes, por causa de problemas de saúde e acabam ficando isolados. Ainda não temos uma política pública de valorização, de atividades constantes e maiores que possam dar ações e significados nessa idade. A UMG é importante porque traz esse resgate dessa valorização, e as pesquisas mostram a importância da participação dos idosos em atividades como essas, para a melhoria do bem-estar de todos”, afirmou Josi Nunes.

Para a pró-reitora, a UnirG além de formar as pessoas nas graduações profissionais, ainda tem essa preocupação com os atendimentos à comunidade. “A UMG vem garantir para esse público específico uma melhor qualidade de vida, trazendo também lazer, diversão e descontração melhorando a perspectiva de vida deles. Eles comentam que aqui eles não têm a graduação, mas aprendem a viver e isso é muito importante para esse público da terceira idade”, completou Miréia.

UMG

A Universidade da Maturidade de Gurupi é um projeto de extensão do Centro Universitário UnirG realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, voltado para a atenção ao idoso com idade igual ou superior a 60 anos. Criado em 2016, pela UnirG, o objetivo principal é promover a integração e a convivência social dos alunos.

Redação: Giselli Raffi