Acadêmicos de Letras gravam programetes sobre literatura para Rádio UnirG

30 de Maio de 2022

"Conte outra vez: por dentro da Literatura” é um projeto de extensão do curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG, criado para aproximar os ouvintes da Rádio UnirG, das obras clássicas da literatura universal. Os estudantes do 5º período do curso realizaram na última semana, as primeiras gravações para serem inseridas na programação diária da Rádio.

Conforme o professor responsável pelo projeto, Jack Barbosa, são indicados livros de autores ingleses e norte-americanos.  “O curso de Letras já oferece uma disciplina chamada Literatura Inglesa e Norte-americana. Então pensamos em extrapolar os limites da Universidade levando aos ouvintes uma crítica sobre obras conhecidas, que tratam de temas universais, muito presentes na sociedade pós-moderna”.

O professor citou como temas abordados: “o racismo, a luta de classes, a guerra, os perigos da vingança e do rancor, o feminismo e os direitos da mulher, por exemplo. Incluindo os temas como o amor idealizado, a busca pela felicidade, as questões ambientais e as questões religiosas”.

Jack Barbosa descreveu as atividades como “gravações curtas, com resumo da obra e comentário sobre o tema abordado e como ele se relaciona com o cotidiano”.

Os programetes foram gravados no Estúdio de Rádio, do curso de Jornalismo, com apoio dos jornalistas, o diretor da Rádio UnirG, Paulo Albuquerque e Wesley Simon. “No momento os áudios estão passando por edição e mixagem para serem veiculados na Rádio”, frisou o professor.

As acadêmicas envolvidas são:  Alaenny Pires, Domingas Ferreira, Eslaine Ferreira, Fabiana Lopes, Giovanna Mali Sivick, Iasmin Prateado, Jaqueline Farias, Morgana Bezerra e Shamira Mascarenhas.

Redação: Luciene Souza