Reabilitação e solidariedade: estudantes de Fisioterapia produzem órteses que serão doadas para a comunidade

25 de Maio de 2022

Com partes de cano PVC, velcro e EVA, acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade de Gurupi – UnirG produziram órteses de punho e mão (WHO) e órteses tornozelo e pé (tipo AFO). As peças devem ser doadas em breve a entidades que atendem a comunidade, como a Apae e Casa do Idoso, em Gurupi.

As órteses são importantes na reabilitação de fraturas, lesões, luxações, imobilização em pós-operatório e ainda podem ser necessárias para auxiliar no posicionamento funcional de articulações em casos de lesões neurológicas ou deformidades articulares.

“Chamamos essa ação de Órteses Solidárias, com a proposta de fazer doações a pessoas que necessitam desses dispositivos, mas não tem fácil acesso por motivos financeiros. É uma contribuição essencial em casos de disfunções neurofuncionais e/ou osteomioarticulares, com um aparato simples de ser confeccionado e de baixo custo”, disse o professor do curso de Fisioterapia da UnirG, Warly Neves. As peças foram confeccionadas durante as atividades da disciplina Órtese e Prótese, no quinto período.

Apesar do material alternativo ter reduzido o custo de produção, a funcionalidade não foi comprometida. “A eficácia em relação a uma órtese convencional é semelhante”, complementa o professor.

Para os estudantes que participaram da confecção das peças, a experiência foi enriquecedora. “Inicialmente fizemos pesquisas para analisar todo o material a ser utilizado na produção. Nos empenhamos ao máximo para produzir boas órteses, e é satisfatório saber que elas serão doadas para a comunidade, pessoas que não tem dinheiro para comprar uma mais cara. A experiência contribuiu com a minha formação, pois futuramente precisarei saber como manusear, os benefícios da órtese para o paciente, conforme a necessidade de cada pessoa”, disse a estudante Raquel Bezerra Ferreira.

Redação: Meiry Bezerra

Foto: divulgação