Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
20 de Maio de 2022
A equipe do Projeto de Pesquisa (Multi) “Letramentos: Contribuições para o Ensino” está desde ontem, 20, em visita de campo na Aldeia Canoanã, povo Javaé, localizada na Ilha do Bananal. O retorno ao local é para coletar mais informações sobre a educação básica dos indígenas. A turma retorna hoje, 20, e conta com a participação de acadêmicos e professores da Universidade de Gurupi – UnirG.
Na ocasião, os pesquisadores promovem oficinas pedagógicas para docentes e estudantes da Escola de Educação Básica Tainá, da aldeia. As atividades do projeto de pesquisa integram a programação da Semana de comemoração ao dia do Pedagogo, 20 de maio.
Estão sendo aplicadas pelos acadêmicos de Letras, práticas de leitura e escrita a partir das narrativas Javaé. “O cantinho do aprender e brincar”, “Alimentação saudável na aula de Língua Portuguesa” e “O fantástico mundo verde da Aldeia”, foram realizados pelas acadêmicas da Pedagogia. E ainda pelo curso de Direito, a oficina “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”.
Segundo a professora e coordenadora do projeto, Drª Marcilene de Assis Alves Araújo, a Diretoria Regional de Ensino de Gurupi - DRE é parceira nesse projeto. Durante a realização da oficina Prática de Leitura e escrita, “os assessores das associações de apoio, Nutricionista e Supervisores indígenas da DRE realizaram, simultaneamente, uma formação e acompanhamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, revelou.
A pesquisa é realizada por meio de um trabalho interinstitucional entre a Universidade de Gurupi - UnirG, a Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT e o Instituto Federal do Tocantins – IFTO.
A equipe é composta pelas professoras pesquisadoras a Me. Edna Maria Cruz Pinho, Me. Sofia Mara de Souza e a doutoranda Solange Cavalcante Matos, além da participação dos acadêmicos da UnirG dos cursos de Direito, Robson de Aquino Sampaio, de Pedagogia, Keyliane dos Anjos Leitão e de Letras, Luiz Fernando Macedo de Araújo.
No mês de abril, a equipe do projeto de pesquisa (Multi) visitou a Aldeia Canoanã para coleta de informações sobre a educação indígena.
Semana do Pedagogo
O enceramento das atividades promovidas pela Semana do Pedagogo ocorrerá com uma confraternização realizada hoje, 20, a partir das 19h30, no espaço social do Centro Administrativo da UnirG, em homenagem ao Dia do Pedagogo.
Leia também:
Pesquisadores visitam aldeia na ilha do Bananal em busca de conhecimento sobre educação indígena
Redação: Gisellli Raffi
Fotos: arquivo pessoal do projeto Multi