Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
18 de Maio de 2022
Participam acadêmicos do 6º período, membros da Liga Acadêmica de Pneumologia (Lapne), monitores da disciplina de Pneumologia e internos do curso.
A professora, doutora Alice Mazutti, relatou: “Acredito que contribuímos bastante com a saúde pulmonar da população, proporcionando esses atendimentos gratuitos e especializados em patologias que afligem a comunidade”.
Mazutti complementa ainda, que “a contribuição se estende ao aprendizado dos alunos. Uma vez que o estágio os permite estar em contato direto com o paciente, que é um desafio de muito ganho na preparação acadêmica. Esse enfrentamento a pacientes reais consolida o aprendizado teórico e prático, bem como o crescimento pessoal dos futuros médicos”, afirmou a professora.
Para a acadêmica do 6º período de Medicina, Andreisa Prieb “integrar os estudantes à comunidade é uma forma eficiente de adquirir conhecimentos e competências de avaliação, tratamento clínico eficaz, e habilidades técnicas para a formação. Acredito que, o cuidado integral e humanizado devem ser a base da assistência médica, não só na área da pneumologia, mas nas diversas áreas de atuação", frisou.
A estudante Letícia Paz, também mencionou que “os atendimentos no Ambulatório são muito satisfatórios, pois, além de contribuirmos para a assistência à saúde da população, temos a oportunidade de enriquecer a nossa formação com conhecimentos de variadas áreas. Em um dos recentes ambulatórios de pneumologia, atendemos uma senhora de 91 anos de idade, com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma, alzheimer e hipertensão. Dessa forma, colocarmos em prática outras especialidades além da pneumologia, o que realmente veremos no nosso futuro como médicos".
Para ser atendido no Ambulatório, continua sendo necessário que o paciente seja avaliado por um médico da Atenção Básica que irá analisar a necessidade de fazer o encaminhamento para a especialidade de Pneumologia. O procedimento deve ocorrer por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento é gratuito e retorna no próximo semestre.
O Ambulatório está localizado na avenida Bahia, entre as ruas 3 e 4. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3612-7652.
Redação: Luciene Souza