Alunos da Pedagogia concluem Residência Pedagógica em escolas de Gurupi

25 de Março de 2022

A Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG, realizou ontem, 24, o encerramento das ações nas Escolas Municipais Gilberto Rezende Rocha Filho e Professor Joel Ferreira Soares. O projeto teve duração de 18 meses.

A residência é um programa que integra a Política Nacional de Formação de Professores com seu propósito de aprimorar a formação de docentes, nos cursos de licenciatura com a prática nas escolas da educação básica da rede pública.

Ao todo, foram 18 acadêmicos participantes, distribuídos nas duas escolas campo com duas preceptoras, ou seja, professoras da escola. Atuaram em 30 turmas, envolvendo 910 alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Cada residente recebeu mensalmente uma bolsa no valor de R$ 400.

“A Residência me proporcionou o contato direto com o espaço escolar, com estudantes, professores e com as atividades escolares, tornando-se uma peça chave para a formação de futuros professores, sendo possível o diálogo entre a teoria e a prática docente”, disse a residente Layanne Araújo Silva.

“A aproximação da futura licenciada com o ambiente escolar, favoreceu e veio enriquecer a construção da formação de educadores mais sólidos e que acompanhem as mudanças no contexto educacional com mais experiência”, ressaltou a residente Patricia Batista.

“O projeto iniciou no meio de uma Pandemia, em que os professores estavam se reinventando para trabalhar, ao meio de todas as descobertas. Nós também estávamos aprendendo e foram vários desafios, mas muitos conhecimentos adquiridos. Nesse momento, sinto gratidão em poder ter ajudado as acadêmicas na preparação da carreira pedagoga”, avaliou a preceptora Delene Araujo Freitas Ferreira.

De acordo com orientadora da residência, Ma. Maria Leci de Bessa Mattos, esse contato de parceria entre as escolas municipais e UnirG só veio enriquecer a experiência das acadêmicas.

“Houve um avanço significativo na formação profissional, após 18 meses enfrentando os desafios da educação remota e presencial. As residentes demostraram competência, compromisso com a educação e bem mais preparada para o mercado de trabalho. Agradeço a Secretária Municipal de Educação pela parceria com essas duas escolas para realização desse projeto”, destacou Bessa.

A equipe da Residência Pedagógica é composta pelo coordenador institucional professor, Drº Marllos Peres, que envolve os três cursos de licenciaturas: Educação Física, Letras e Pedagogia, além da professora Maria Leci de Bessa como orientadora do subprojeto da Pedagogia, as preceptoras Elenilce dos Santos Oliveira Santiago e Delene Araujo Freitas Ferreira.

Redação: Giselli Raffi