Acadêmicos de Fisioterapia são aprovados em Mestrados pela UFT e na Espanha

22 de Março de 2022

Dois acadêmicos do 10º período do curso de Fisioterapia da Universidade de Gurupi - UnirG, Wellington Carlos da Silva, 23 anos, e Agrinázio Geraldo, 22 anos, celebram a conquista de uma vaga no Mestrado. A notícia foi recebida recentemente, após participarem de três etapas de seleção que compreenderam a avaliação do projeto de pesquisa e carta de intenção, entrevista e análise de currículo.

Com o tema trabalho “Protocolo Multiprofissional de Atenção às Urgências e Emergências para Imigrantes nos Serviços de Saúde na Atenção Primária Segundaria e Terciária”, o estudante Welligton Carlos foi aprovado em primeiro lugar na Universidad Europea del Atlántico, pelo Programa de Mestrado em Saúde Pública, em Santander/ Espanha.

“Sou técnico de Enfermagem, e resolvi fazer Fisioterapia. Minha trajetória foi muito difícil, pois tive que conciliar trabalho e estudo para custear minha formação. Sempre gostei da docência e da pesquisa, me engajei durante minha graduação em publicações de periódicos e artigos na língua estrangeira”, disse.

Wellington acrescentou ainda que, “tive muito incentivo dos meus professores, mesmo quando meus familiares não acreditavam no meu potencial. Estou muito feliz com a aprovação em primeiro lugar, pois não esperava obter esse resultado. Para mim, tudo isso resume a minha vida, que é superação. Agradeço todos os meus professores por terem acreditado em mim”, ressaltou.

O acadêmico Agrinázio Geraldo foi aprovado em segundo lugar no Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, com o tema “Efeitos dos óleos da Aloe Vera, Calendula Officinalis e Caryocar Brasiliense Associados ou Não a Laserterapia na Cicatrização de Feridas Induzidas em Ratos Wistar”.

“Estou muito feliz com minha aprovação, sempre me dediquei a pesquisa durante a graduação. Decidi apostar na linha de pesquisa vinculada a desenvolver fármaco fitoterápico que atua nas três fases da cicatrização usando espécies regionais. Estou bastante animado e feliz, abdiquei de muitas coisas para conquistar a realização deste sonho”, falou o estudante.

Segundo a coordenadora de Fisioterapia, Savia Denise Herreira, o curso prepara o estudante para o mercado de trabalho, além de incentivar os alunos a seguirem as carreiras de acordo com o perfil de cada egresso.

“Temos uma equipe docente de muita qualidade que incentivam os alunos para formação continuada. Nestes dois casos, especificamente, os acadêmicos aproveitaram o tempo da graduação, em todas as modalidades que o curso exige de horas complementares. Eles são monitores, integram projetos de pesquisa, inclusive, com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, atuam nos projetos de extensão, Ligas Acadêmicas, cursos, entre outras ações”.

A professora disse ainda que “eles foram estimulados pelos nossos professores a seguirem com carreira docente, devido ao próprio perfil e interesses demonstrados. São exemplos para Fisioterapia e teremos orgulho em dizer que serão nossos egressos e colegas de profissão. Estamos felizes por mais estas conquistas desses alunos brilhantes”, finalizou Herreira.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: arquivo curso Fisioterapia