Cidadão Universitário em Paraíso do TO arrecada mais de 1,5 tonelada de alimentos

21 de Março de 2022

Os acadêmicos de Medicina da Universidade de Gurupi em Paraíso do Tocantins arrecadaram 1.733,80 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a entidades beneficentes da cidade. A ação foi uma das provas do projeto Cidadão Universitário, que foi encerrado no último sábado, 19, quando também foram realizadas as provas esportivas.

Os estudantes competiram entre sí, conforme as turmas existentes no curso. A turma I arrecadou 1.017,80 kg, a turma III foi a vice-campeã da prova, com 603,50 kg doados e a turma II arrecadou 112,50 kg. Os donativos serão entregues à comunidade em breve, juntamente com a divulgação e a premiação das equipes vencedoras.

Empenhados em ajudar as pessoas que precisam, a turma I não mediu esforços para conseguir o maior número possível de alimentos. “Semanalmente fizemos as doações e contamos com ajuda de familiares que doaram dinheiro para que comprássemos os alimentos. O Cidadão Universitário é competição muito saudável, com uma causa nobre, pois muitas famílias precisam desses donativos”, disse Matheus Porto Brito Pimentel, acadêmico da turma I.

“Estamos muito satisfeitos com a participação e envolvimento das turmas, superando a arrecadação obtida no semestre passado. Também houve grande mobilização nas provas esportivas e parabenizamos o campus de Paraíso, direção, coordenação e todos os alunos envolvidos nessa gincana solidária”, disse a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Me. Miréia Aparecida Bezerra.

Para o corrdenador do campus, Drº Walmirton B, Dalessandro, quando se tem oportunidade para realizar uma ação é possível com a união de esforços. "Todas as turmas envolvidas se dedicaram para coletar os alimentos e participar das provas. O objetivo é tentar auxiliar as pessoas que tem fome, direcionando os alimentos a quem realmente precisa. O Secretário de Esporte, Osmarivam, e o Prefeito Celso nos cedeu um amibente para realizar os jogos, que foram extremamente disputados. A quantidade de arrecadação nos surpreendeu, o que pudemos perceber que não é apenas uma ação realizada pela Universidade, mas que em conjunto com os alunos e o Município é possível ter uma efetividade", disse.

As provas esportivas também movimentaram o campus. Jogos das modalidades de vôlei e futsal (masculino e feminino) também contribuíram para a integração dos acadêmicos veteranos e calouros.

O Cidadão Universitário é organizado pela Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil e conta com o apoio da Secretária de Esporte de Paraíso do Tocantins e a Prefeitura de Paraíso do Tocantins. Os servidores administrativos auxiliariam no evento.

Os resultados dos jogos foram:

Vôlei Masculino

Equipe campeã: T1

Vôlei Feminino

Equipe campeã: T2

Futsal Feminino

Equipe campeã: T2

Futsal masculino

Equipe campeã: T1

No campus Gurupi, as competições do Cidadão Universitário continuam. Até quinta-feira, 24, podem ser feitas as doações de sangue e o cadastro para doação de medula óssea, no Hemonúcleo de Gurupi, e de alimentos no Projeto Mesa Brasil. As competições esportivas serão realizadas sábado, 26.

Confira as fotos: