Cadastro para doação de medula óssea pode ser feito na UnirG até a próxima sexta-feira

15 de Março de 2022

Uma das provas sociais do projeto Cidadão Universitário da Universidade de Gurupi - UnirG é o cadastro de voluntários para a doação de medula óssea. Por isso, equipes do Hemonúcleo de Gurupi estarão na Instituição até sexta-feira, 18, para atender os interessados.

Hoje, 15 e amanhã, o atendimento será no campus Jacinto Nunes da Silva, de 19 às 22h, na sala 03, bloco F. Nos dias 17 e 18, os interessados podem comparecer ao campus II, na sala Atendee, de 19 às 22h.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:

– Ter entre 18 e 35 anos de idade.
– Estar em bom estado geral de saúde.
– Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
– Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Observação: algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, e são analisadas caso a caso.

O transplante de medula óssea é muito importante e pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Mas um doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras e, para 75% dos pacientes, é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos).

O voluntário pode ser chamado para efetuar a doação com até 60 anos de idade*.

* Com informações do redome.inca.gov.br