UnirG realiza Ciclo de Palestras sobre Direito Administrativo

09 de Março de 2022

Na noite de ontem, 08, o curso de Direito e a Liga Acadêmica de Direito Administrativo - Ligadm da Universidade de Gurupi – UnirG, promoveram o Ciclo de Palestras com temas relacionados ao direito público. Participaram do evento, mais de 210 acadêmicos, além de profissionais da área, que ocorreu no campus I da Instituição.

Na ocasião, entre os presentes estavam a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra Pereira, representando a Reitora, Drª Sara Falcão de Sousa e a coordenadora de Direito, professora Kádyan de Paula Gonzaga.

O presidente Thiago Miranda e pró-reitora Miréia Aparecida Bezerra deram as boas-vindas aos estudantes e agradeceram a presença dos palestrantes.

Os convidados para ministrar a palestra são o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado – TCE, Drº André Luiz de Matos Gonçalves, que falou sobre “Os Tribunais de Contas e o Controle da Atividade Financeira do Estado” e o Juiz Federal do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, Me. Fernando Pessoa da Silveira Mello, que abordou “O Papel do CNJ na Constituição e na Jurisprudência do supremo Tribunal Federal”.

“O interesse do aluno é bipartido. Como cidadão ele toma ciência de como são empregados os recursos públicos. Como operadores do Direito, é uma porta que se abre de atuação no mercado de trabalho em defesa dos municípios, dos jurisdicionados e dos gestores”, disse André Luiz Matos.

“É importante que os novos profissionais conheçam o CNJ, pois é o principal órgão voltado para o judiciário. É interessante termos essa visão macro do poder judiciário que tenta uniformizar a nível nacional e não apenas para as peculiaridades regionais”, frisou Fernando Pessoa.

Segundo a professora do curso e uma das organizadoras do evento, Ma. Celma Milhomem Jardim, a iniciativa de realizar as palestras teve como objetivo a reaproximação dos acadêmicos com os profissionais da área. Desde o início da pandemia, há exatos dois anos, esse é o primeiro evento presencial.

“A ideia é incentivar os alunos desmotivados para que não desistam da formação, além de aproximá-los a discutir temas que fazem parte da atualidade. Somos um país que sabemos pouco sobre a administração pública, é preciso que as pessoas se interessam não apenas por ser questão política, mas de viver a democracia e a cidadania como deve ser, conhecendo sobre os direitos e obrigações como agente fiscalizador do poder público”, frisou Milhomem.

De acordo com o presidente da Ligadm, Marcos Vinícius Lopes, é importante eventos que dão oportunidade de aproximar os acadêmicos com os palestrantes que são ricos em experiência. Os temas escolhidos geraram muita procura e atingimos o número máximo de participantes, o que não havia quando os eventos eram realizados de forma on-line. É mais interessante quando podemos ter esse contato pessoalmente”, finalizou o acadêmico.

Ao final, a professora Celma Milhomem Jardim conduziu o debate com a participação do Promotor de Justiça do TO, Adailton Saraiva Silva, do Promotor de Justiça da Comarca de Gurupi, e o Procurador do Município Diego Avelino, que discutiram sobre as temáticas.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: Lino Vargas/Secom Gurupi