Estudantes de Fisioterapia participam da Cerimônia do Jaleco

09 de Março de 2022

Cerca de 30 acadêmicos participaram na noite de segunda-feira, 07, da Cerimônia do Jaleco realizada no curso de Fisioterapia da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento ocorreu no campus Jacinto Nunes da Silva, com a presença de familiares, amigos e professores, além de dirigentes da Instituição.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Me. Miréia Aparecida Bezerra, falou sobre a importância do momento. “É uma ocasião muito representativa, um marco simbólico na vida do estudante. Mostra a importância do bom uso do jaleco, que será também um instrumento de trabalho do fisioterapeuta”.

O Diretor Administrativo e Financeiro da UnirG, Oximano Jorge, parabenizou os alunos pelo ingresso no ensino superior. “Vocês fizeram uma escolha acertada, em um curso que é muito relevante para a sociedade. Temos um quadro de professores com vasta experiência e qualificação, aproveitem bem o tempo que estiverem conosco”, disse.

O coordenador de estágio do curso de Fisioterapia, professor Valmir Fernandes de Lira, agradeceu aos pais a confiança depositada na Instituição e ressaltou a importância do protagonismo dos acadêmicos durante a sua formação acadêmica. “Os alunos que estão chegando vieram para mudar, estão mostrando que farão a diferença e isso nos deixa felizes”, disse.

A presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia, Lívia Maria Costa, também compôs a mesa de honra e falou aos estudantes sobre o trabalho do Centro Acadêmico e deu as boas-vindas aos novos universitários.

Para falar sobre a sua trajetória acadêmica ao longo do curso, o estudante do 10º período de Fisioterapia, Agrinazio Geraldo do Nascimento Neto, compartilhou suas experiências como participante de projetos de pesquisa, Ligas Acadêmicas, estágios, que contribuíram com o seu aprendizado. Além de publicações acadêmicas, experiências em participação e organização de eventos, o esforço de Agrinazio lhe rendeu recentemente a aprovação em segundo lugar no Mestrado Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A história de sucesso serviu de inspiração para o estudante do primeiro período, Gabriel Alcântara, de 21 anos, que ingressou no curso por ter experimentado, na prática, a importância dos cuidados em reabilitação. “Eu jogava futebol e sofri algumas lesões e durante o meu tratamento eu conheci melhor o trabalho do fisioterapeuta. Ver a recuperação das pessoas e a alegria de ajudar a proporcionar melhora na saúde de quem precisa é algo que não tem preço. Também estou feliz por receber o jaleco, pois é um momento que vai ficar na memória”.

Os jalecos foram entregues a estudantes do primeiro período e ainda para alunos do terceiro período.