UnirG implanta Política Institucional de Acompanhamento de Egressos

03 de Março de 2022

Com a finalidade de conhecer o perfil dos profissionais formados na Universidade de Gurupi – UnirG, a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil (Proecae) tem trabalhado na implantação da Política Institucional de Acompanhamento de Egressos (PIAE). O documento foi homologado em novembro de 2021 no Conselho Acadêmico Superior (Consup), e apresentado na última semana aos coordenadores dos cursos de graduação.

A PIAE está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2023) como política de extensão e foi elaborada em pela Proecae em parceria com a Pró-reitora de Graduação (Prograd).

“Foram estabelecidas as diretrizes para o acompanhamento dos ex-alunos da UnirG, com o objetivo de verificar continuamente o processo de ensino-aprendizagem ofertado na Instituição”, explica a professora Me. Miréia Aparecida Bezerra, Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil.

Ainda segundo ela, por meio dos dados obtidos na coleta de dados junto aos egressos, será possível avaliar continuamente o percurso profissional que os egressos estão seguindo, após a conclusão da graduação. “Assim podemos verificar se o conhecimento que o acadêmico adquire durante a sua formação está sendo realmente útil e aplicado, quando ele ingressa no mercado de trabalho”.

O contato permanente com os egressos também permitirá informá-los sobre possíveis oportunidades de trabalho e conhecer aqueles que estão conquistando destaque em suas áreas de atuação. “Essas pessoas podem, inclusive, ter a oportunidade de retornar à UnirG em um momento futuro, para trazer contribuições a partir das vivências a experiências que já adquiriram no mercado”, complementa a Pró-reitora.

Cada curso deverá implantar um Núcleo Interno, que poderá ser formado por professores, discentes, servidor técnico-administrativo, para coletar essas informações.

Em breve um formulário estará disponível na Secretaria Acadêmica e no site da UnirG para que os egressos possam preencher e enviar as informações necessárias. “Na página dos egressos também deverão ser publicados dados sobre o perfil dos profissionais, oportunidades de trabalho e nas áreas de ensino, pesquisa a extensão que possam surgir em nossa Universidade”, finaliza a Pró-reitora.