Programa Residência Pedagógica promove culminância nas escolas

25 de Fevereiro de 2022

Relatos, exposições, oficinas e momento cultural integraram a programação de encerramento do subprojeto Letramento – Leitura e Escrita para a Prática da Cidadania, do curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG. A ação é uma das etapas do Programa Residência Pedagógica, que envolve os cursos de Educação Física, Letras e Pedagogia. O evento foi realizado na manhã de hoje, 25, no Centro de Ensino Médio (CEM), de Gurupi.

Durante o evento foram expostos os trabalhos desenvolvidos no CEM de Gurupi e na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, pelo subprojeto Letramento. O curso de Educação Física apresentou as atividades trabalhadas no Programa, promoveu jogos e brincadeiras na quadra de esportes da escola; proporcionou aos alunos o momento da dança, zumba e ainda disponibilizou um espaço para alongamento e relaxamento.

Estiveram presentes, o coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica, Dr. Marllos Peres, a professora orientadora do Projeto Letramento e coordenadora do curso de Letras da UnirG, Ma. Maria Wellitania Oliveira, as preceptoras das escolas, Alderina Farias, Wânia Pimentel e Maria de Fátima Oliveira, o diretor do CEM, João Rosado, a professora da UnirG, Joana Estela e os acadêmicos de Letras e Educação Física.

Conforme a professora Wellitania, durante 18 meses foram desenvolvidas atividades de ensino nas escolas: “palestras, oficinas de leitura e de escrita, exposições e outras atividades que fizeram parte do cronograma do Programa para a prática da cidadania e desenvolvimento do senso crítico dos alunos”. A professora mencionou ainda que “ o CEM de Gurupi tem sido um grande parceiro da UnirG, no desenvolvimento de todos os projetos da Educação, bem como nos estágios dos cursos”.

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica.

Os alunos envolvidos irão produzir os artigos – relatos de experiência e todos os relatórios durante o próximo mês. Já o encerramento dessa edição do Programa está previsto para ocorrer no final de março, no auditório do campus I, com apresentações dos cursos de Educação Física, Letras e Pedagogia.

Redação: Luciene Souza