Curso de Enfermagem realiza Cerimônia da Lâmpada e do Jaleco

18 de Fevereiro de 2022

Tradição, simbolismo e humanização marcaram a noite de ontem, 17, para os participantes da Cerimônia da Lâmpada e do Jaleco realizada pelo curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi. O evento ocorreu no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva, com a presença de estudantes, professores, preceptores, dirigentes da Instituição e demais autoridades.

Estudantes do primeiro período receberam os jalecos, entregues por professores e dirigentes da UnirG, assim também como os acadêmicos do quarto período que, a partir desse semestre, iniciam suas atividades práticas.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Me. Denise Alcântara, falou sobre o objetivo do evento, realizado pela primeira vez na Instituição. “É uma maneira de mostrar a importância da profissão que escolheram e a responsabilidade que eles assumem de agora em diante no cuidado com as pessoas. Tudo isso é o simbolismo da Enfermagem que temos orgulho em passar para as próximas gerações”.

O Secretário do Conselho Regional de Enfermagem, Cassiano Milhomem, e egresso da UnirG, parabenizou a Instituição pelo evento. “Esse é um momento importante para que os acadêmicos conheçam o curso de Enfermagem, a relevância da profissão. A coordenação e os professores estão de parabéns pela iniciativa, que é um marco na vida desses alunos”, disse.

O vice-reitor da UnirG, Me. Jeann Bruno Ferreira, deu as boas-vindas aos ingressantes e falou sobre o destaque da atuação do curso de Enfermagem. “Na região norte do País vocês são uma referência e, na UnirG, esse é um dos cursos mais bem estruturados. Sem dúvida o curso de Enfermagem tem dado uma importante contribuição com na qualidade dos serviços em saúde oferecidos à população e estamos empenhados em melhorar, cada vez mais a qualidade do ensino. Os novos alunos serão os primeiros a utilizar o Centro de Simulação, um investimento importante para a UnirG”, disse.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Me. Miréia Aparecida Bezerra, frisou que o curso de Enfermagem é tradicionalmente muito engajado nas atividades de extensão. “Com essa cerimônia os novos alunos iniciam uma jornada de aprendizado, de cuidado de vidas que são tão importantes”, destacou.

A professora do curso de Enfermagem, que também fez parte da Mesa de Honra, Drª Sandra Marrone, ressaltou a importância do cuidado humano que deve ser oferecido para todas as pessoas.

A coordenadora de estágio, Me. Cláudia Neri, falou sobre  a necessidade de cuidados e de zelo com o jaleco, que é um equipamento de proteção individual necessário para a segurança do próprio enfermeiro e das pessoas que recebem atendimento.

O Diretor Administrativo e Financeiro da UnirG, Oximano Jorge, reforçou a abrangência e a qualidade do curso ofertado na Instituição. “Vocês fizeram uma excelente escolha. Temos professores de excelência, com vasta experiência e formação. Que vocês aproveitem e estejam empenhados nessa área que é divina”, frisou.

Outro momento emocionante foi a “Cerimônia a passagem da lâmpada” feita por uma acadêmica do 9º período aos estudantes do 4ª período. O momento é uma tradição que traz à memória a história da inglesa Florence Nightingale, a fundadora da enfermagem moderna, que ganhou destaque pela sua importante atuação como voluntária na assistência aos feridos na Guerra da Criméia (1853-1856).

Para o aluno Carlos Eduardo Borges, aprovado no último vestibular, a escolha pelo curso de Enfermagem ocorreu durante a pandemia da Covid-19. “Observando o contexto mundial tive uma compreensão melhor da importância do trabalho do enfermeiro e me identifiquei com isso. A cerimônia de hoje trouxe para nós os valores da Enfermagem, a história que envolve a profissão e isso foi de grande valor. Espero ter uma boa experiência ao longo do curso, para que futuramente esteja atuando na área com êxito”, finalizou.

Redação: Meiry Bezerra