Novos alunos da UnirG são recepcionados no Aulão de Boas-vindas

16 de Fevereiro de 2022

Para marcar o início do segundo semestre letivo de 2022 e o aniversário de 37 anos da Universidade de Gurupi – UnirG, foi realizado ontem, 15, o Aulão de Boas-Vindas no Paláciu’s Real. Arte, cultura, conhecimento, empreendedorismo e mercado de trabalho foram os destaques da noite, em uma programação que atraiu a atenção do público formado por estudantes, professores, servidores e autoridades.

Marta Ascóh e a Banda Batida pra BB abriram a programação com um pocket show, contemplados pela Lei Aldir Blanc. O grupo de dança Corpore, da Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto, também participou do evento com a apresentação do espetáculo Sentimentos ao Vento.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato, parabenizou os alunos ingressantes e destacou a importância da UnirG para a região. “Agradecemos a toda a equipe da universidade pelo trabalho desempenhado, pois essa Instituição é a mola-mestra da nossa economia. Para as pessoas que estão chegando a Gurupi, sintam-se acolhidos em nossa cidade e na UnirG, uma instituição séria, com profissionais qualificados”, disse.

A reitora, Drª Sara Falcão, deu aos boas-vindas e desejou uma jornada de sucesso aos novos acadêmicos. “Aproveitem a experiência, sigam firmes em suas metas, pois a persistência é fundamental para quem deseja conquistar o sucesso”.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Me. Miréia Aparecida Bezerra, aproveitou a ocasião para falar sobre a gincana solidária que promove a integração entre os acadêmicos, o Cidadão Universitário, que esse semestre chega a sua 39ª edição. “Ao longo do semestre todos podem participar nas provas sociais e provas esportivas. As equipes já podem se organizar e iniciar as doações de alimentos, sangue e cadastro que medula óssea, que irão beneficiar toda a comunidade”, disse.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, falou sobre o retorno das atividades 100% presenciais e ainda sobre a importância da cooperação de todos para a manutenção das atividades na Instituição de forma segura. “É necessário que todos cumpram os protocolos de segurança preventivos contra a Covid-19. Quem ainda não está vacinado procure a imunização, pois as vacinas salvam vidas. Esperamos que todos tenham um excelente semestre”, falou.

Também estiveram no evento o vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Fábio Pegoraro, a Pró-reitora de Graduação, Drª Rise Rank, além de coordenadores de cursos, que foram apresentados aos acadêmicos.

Mercado de trabalho

O grupo Conectados no Futuro, formado pelos engenheiros eletricistas Pedro Henrique Machado, Narah Rank e Caio Melo fizeram uma palestra sobre o tema “Conecte-se ao mercado de trabalho", em quem frisaram a importância das habilidades e competências necessárias para que os profissionais obtenham êxito no mercado de trabalho.

“É preciso ir além das obrigações acadêmicas. O aluno deve ser autônomo, aproveitar a graduação para fazer um bom networking, aprender novos idiomas e ficar atento às mudanças no mercado para conquistar seu espaço”, disse o engenheiro Pedro Henrique Machado.

Ainda de acordo com ele, com a inserção da tecnologia nas mais diferentes áreas, os profissionais precisam buscar atualização constante para compreender como deve ser a adaptação aos novos cenários. “Justamente com as grandes inovações vem a necessidade de repensar os empregos. A pandemia acelerou o crescimento da tecnologia, ao mesmo tempo em que as habilidades humanas são cada vez mais necessárias”, destacou.

Para o estudante Bruno Lucas Velasques, matriculado no primeiro período do Engenharia Civil, o conteúdo aprendido no Aulão de Boas-vindas fará diferença em sua trajetória acadêmica. “Foi um evento muito interessante, com muitas dicas e orientações importantes para o nosso desenvolvimento profissional, especialmente sobre a importância do networking. Pretendo aplicar o conhecimento na minha carreira”, disse.

Redação: Meiry Bezerra

Fotos: Lino Vargas