Novos alunos de Medicina da UnirG participam da Cerimônia do Jaleco

07 de Fevereiro de 2022

Familiares e amigos testemunharam na noite da última sexta-feira, 04, um momento importante para os ingressantes no curso de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG. Foi realizada a Cerimônia do Jaleco, no auditório do campus I, marcando o início da trajetória acadêmica no âmbito universitário. Essa é uma tradição nos cursos de Medicina em todo o Brasil.

“O ingresso no ensino superior é um momento novo, depois de um período de grande empenho e esforço para conseguir a aprovação no vestibular. A Cerimônia um ritual de celebração em que os familiares entregam o estudante à universidade e confiam na formação daquele aluno. É ainda um momento de acolhimento, em que a família participa do início dessa jornada tão importante”, explica o acadêmico do 3º período, Marcelo Filho, presidente do Centro Acadêmico Márcia Muquy (Camed).

O vice-reitor da Universidade de Gurupi, Me. Jeann Bruno Ferreira, destacou que “o evento é uma forma de humanizar a recepção dos novos acadêmicos na UnirG e proporcionar a eles um espaço de interação. Nessa cerimônia o aluno se apropria, simbolicamente, da profissão de médico, e compartilha com pessoas queridas essa conquista”.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, parabenizou os alunos pela conquista, agradeceu por confiarem na UnirG, e citou os investimentos que a Instituição tem feito nos cursos de graduação. “Essa será a primeira que irá utilizar o Centro de Simulação Realística, um investimento importante para os cursos da saúde que irá contribuir para melhorar da formação ofertada pela UnirG”, frisou.

A estudante Ana Caroline Rodrigues, de Palmas (TO), compartilhou com os pais a felicidade de receber o jaleco de estudante de Medicina. Ela cursava Psicologia e, após um ano, decidiu mudar de curso. “É um momento muito emocionante, e mais importante ainda por dividir essa felicidade com pessoas que me ajudaram nessa caminhada. Não cheguei aqui sozinha, também devo isso a elas”.

Os familiares que participaram do momento, entregando o jaleco aos futuros médicos, também experimentaram do sentimento de realização. Malena Barreto, viajou 1.200 km de Ibipeba (BA), para acompanhar a filha Suzane Nunes, para o início do semestre letivo. “Esse é um sonho que passa a ser de toda a família e estamos muito emocionados nessa cerimônia. Tivemos informações de que a UnirG é uma Instituição muito boa, ela passou no vestibular e, aqui estamos para apoiá-la. Esse é o começo de uma nova fase de grande importância e estamos juntos com ela”, disse Malena.

A professora do curso de Medicina da UnirG, Ma. Fabiana Cândida, participou da Cerimônia do Jaleco para acompanhar o ingresso do seu segundo filho, Gustavo Queiroz Santos Anjos, na carreira médica. No semestre passado ela também celebrou a conquista do outro filho, Guilherme Queiros Santos Anjos, aprovado no vestibular para Medicina. “É uma honra e um orgulho ter meus filhos estudando aqui. É o início de uma caminhada em uma profissão que para mim é excelente. Meu esposo e eu, que somos médicos, confiamos na Instituição e no trabalho desenvolvido aqui. Meus filhos quiseram permanecer em Gurupi e apoiamos a decisão deles”, ressaltou Fabiana.

Após a solenidade de entrega dos jalecos, os presentes participaram de uma Aula Magna, proferida pela professora do curso de Medicina, a médica e Mestranda em Juliana Rosa Pomeo de Camargo.

Redação: Meiry Bezerra