Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
10 de Dezembro de 2021
Na primeira noite da Semana Cultural 2021, realizada ontem, 10, no Centro de Convenções Mauro Cunha, a comunidade de Gurupi teve a oportunidade de conhecer os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas áreas de dança e artes plásticas, na Mostra Cultural da Casa de Cultura Maestro Othônio Benvenuto, da Universidade de Gurupi - UnirG. O curso de Pedagogia também participou do evento, com o Lounge Cultural.
O coordenador da Casa de Cultura, professor Me. Audminar Dionísio, disse que “o diferencial desse ano são as estreias dos grupos artísticos. É um trabalho mais profissional, com criação técnica, temática e artística com um maior grau de eficácia. Os grupos são formados por artistas que já estão no mercado de trabalho. Além disso, o público vai conhecer o resultado das oficinas desenvolvidas ao longo do ano. É um momento de alegria e celebração, de um encontro de arte”.
A importância da Casa de Cultura foi ressaltada pela Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil (Proecae), Ma. Miréia Aparecida Bezerra. “A Casa de Cultura é o nosso grande departamento de extensão, de muita importância para a UnirG. Ela integra a Arte e Cultura entre comunidade acadêmica e expande para toda a sociedade, pois essas são áreas fundamentais para a formação do cidadão”, disse.
O vice-reitor da UnirG, Me. Jeann Bruno Ferreira, reforçou que “a Mostra é uma forma de tornar público o trabalho que a universidade vem desenvolvendo. Em sua missão, a UnirG colabora com o desenvolvimento social e ela cumpre seu papel ao expor resultados dessa natureza”.
A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, afirmou que eventos dessa magnitude são válidos para que a comunidade conheça melhor o que é a UnirG. “Nossa universidade não atua apenas na oferta de formação superior, ela transcende tudo isso, pois também se preocupa em formar o cidadão em diferentes etapas da vida. Desde que foi criada, em 1985, tem desenvolvido ações relevantes e os resultados são visíveis”, disse.
O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, lembrou o empenho dos professores na preparação da Mostra e a importância do trabalho que é desenvolvido por eles. “A Casa de Cultura atende os acadêmicos e a comunidade de forma magnífica, e a Mostra também é uma contribuição social fundamental na área da cultura. Mesmo durante a pandemia os professores não interromperam suas atividades, fizeram adaptações e, com muito empenho, fizeram um bom trabalho”, destacou.
Para os pais que visitaram a Mostra, o sentimento é de satisfação. Andréia Fava assistiu a apresentação de ballet e apreciou a tela pintada pela filha, a Sofia Fava, de 11 anos.
“Percebemos que ela se desenvolveu muito depois que começou a participar das oficinas da Casa de Cultura, tanto no ballet quanto nas artes plásticas. Ela começou com dois anos e meio na dança, e com sete anos na pintura e, ao longo desse tempo, ganhou muita desenvoltura e coordenação motora. Todos os anos fazemos questão que ela participe da Mostra Cultural”, disse Andréia Fava.
Na programação da noite, o grupo de dança Corpore apresentou o espetáculo Sentimentos ao Vento, baseado no poema “O encontro dos sentimentos”, do poeta Bráulio Bessa, que possui como narrativa o diálogo dos sentimentos em busca de restaurar a paz no mundo. Houve ainda apresentações de ballet, dança contemporânea e danças urbanas. Acadêmicos da disciplina de Dança, do curso de Educação Física, também participaram da Mostra, apresentando a coreografia "Celebração Indígena".
No hall de entrada, o público também apreciou uma exposição de 10 telas pintadas pela turma de Artes Plásticas sob a supervisão do professor Henrique Viegas. As obras foram feitas a partir da técnica espátula sobre tela, com releituras de Sumaree Nunsang.
Hoje, 10, a Mosta Cultural da Casa de Cultura será encerrada com apresentações de Teatro e Música, além da exposição de Artes Plásticas.
A equipe da Casa de Cultura é composta pelos seguintes professores, sob a coordenação do professor Me. Audimar Dionizio:
Adriana Rabelo - Professora de Balé
Rafaela Rodrigues - Professora de Dança Moderna
Eberson Gomes - Professor de Danças Urbanas
Moisés Ribeiro - Professor de Piano e Teclado
Matheus Jonathan - Professor de Orquestra
Henrique Viegas - Professor de Artes Plásticas
A Semana Cultural 2021 será encerrada amanhã, 11, com VI Sing Your Song, Festival de Música em Língua Inglesa, promovido pelo curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG. As apresentações serão realizadas às 19h, no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi. Doze candidatos concorrem na categoria amador e três na categoria profissional. Saiba mais clicando aqui
Redação: Meiry Bezerra
Fotos: João Neri