Egresso de Engenharia Civil da UnirG é aprovado em Mestrado na UnB

18 de Novembro de 2021

O desejo de evitar acidentes semelhantes aos das barragens de rejeitos em Mariana (2015) e em Brumadinho (2019) motivou o engenheiro civil Paulo Barcelos Netto, de 24 anos, a buscar especialização na área de Geotecnia. Ele concluiu o curso de Engenharia Civil na Universidade de Gurupi - UnirG, em 2019, e recentemente foi aprovado no Mestrado em Geotecnia na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente o programa da UnB é avaliado com nota 6 pelo Comitê de Engenharias da Capes, o que significa que possui desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa.

“Decidi me especializar nessa área para entender e procurar formas de mitigar esses desastres. Fiz pós-graduação em Geotecnia, já com planos para ingressar do Mestrado mais tarde. Tudo isso fará eu chegar ao meu objetivo maior que é o PhD e continuar minha pesquisa fora do País”, afirma.

O interesse de Paulo pela área teve início ainda no Ensino Médio, a partir da experiência que teve com projetos quando foi aluno no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). “Por meio desse contato acendeu-se em mim a vontade de fazer pesquisa, para que eu pudesse trazer alguma colaboração para o meio científico”, diz ele.

A graduação em Engenharia Civil foi uma etapa muito importante na sua formação. “A UnirG teve uma grande contribuição para minha carreira profissional, por meio dos professores que ministram no curso de Engenharia Civil. Muito aprouve a mim receber conhecimento dos variados mestres e doutores que sempre estiveram solícitos a toda ajuda necessária quando eu precisei”, finaliza.

Após a conclusão do Mestrado, Paulo pretende continuar dedicando-se ao campo da pesquisa e, possivelmente, ingressar na carreira docente.

Redação: Meiry Bezerra