Liga Acadêmica de Urologia promove a campanha Novembro Azul

17 de Novembro de 2021

Para abordar a prevenção do câncer de próstata, a Liga Acadêmica de Urologia do curso de Medicina da Universidade de Gurupi (LAURO) promove uma série de ações voltadas para a saúde do homem durante o mês de novembro. Hoje, 17, foi realizada uma palestra e atendimentos no Ambulatório da UnirG. Ao longo do mês, outras ações estão programadas em Gurupi e em outras cidades da região sul do Tocantins.

O professor do curso de Medicina e orientador da LAURO, o médico Urologista Sinval Albertin Filho, destaca a relevância da campanha. “É um projeto importante que busca ampliar o rastreio do câncer de próstata, um dos tipos mais comuns entre os homens no Brasil. A adesão do público tem ampliado a cada ano e, em nossos atendimentos, buscamos fazer os exames preventivos, conforme a indicação para cada paciente”, explica o médico.

Ainda segundo ele, a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que o homem deve buscar esse atendimento a partir dos 50 anos, mas caso haja casos de câncer de próstata em familiares, o rastreio deve ter início aos 45 anos.

O senhor Luiz Gonzaga dos Passos, de 70 anos, foi uma das pessoas que assistiu a palestra e recebeu atendimento no Ambulatório. “Todo homem precisa receber essas informações e se cuidar. A saúde é o que a gente tem de mais importante na vida e gostei muito da palestra de hoje”, disse.

De acordo com o presidente da LAURO, Arthur Borges, o projeto também contribui com a formação dos alunos. “Participar de uma campanha desse porte é uma experiência que contribui com a nossa formação, com a integração com a comunidade. É um tema que envolve preconceitos, mas desenvolver formas de abordar isso com os pacientes desenvolve em nós um senso de percepção muito importante”, disse o presidente.

Segundo a enfermeira do Ambulatório da UnirG, Kamila Barbosa Dias, a demanda por atendimentos médicos é menor entre o público masculino. “Tradicionalmente as mulheres são mais conscientes em relação aos exames preventivos e consultas de rotina. É necessários que os homens busquem mais os serviço de saúde para a prevenção do câncer de próstata e também de outras doenças como a hipertensão, o diabetes e doenças cardíacas. Essas campanhas são fundamentais para estimular o homem a buscar o autocuidado”, detalhou a enfermeira.

A reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, e o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, estiveram no Ambulatório e parabenizaram a iniciativa dos ligantes, tendo em vista a relevância do serviço para a comunidade de Gurupi e região.

Outras ações serão realizadas nas seguintes datas em diferentes cidades da região sul:

- 22/11-Palestra SESI- Gurupi – 09h

-23/11- Palestra Novembro Azul SENAI- Gurupi – turno noturno

-24/11- Campanha e atendimento – Peixe (TO) – turnos matutino e vespertino

-25/11- Campanha e atendimento – Figueirópolis (TO) - turnos: vespertino e noturno

-27/11- Palestra

- 01/12- Campanha e atendimento – Sandolândia (TO) - turnos matutino e vespertino

Redação: Meiry Bezerra