Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto prepara Mostra Cultural 2021

03 de Novembro de 2021

Na Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto, da Universidade de Gurupi -  UnirG, já começaram os ensaios para a Mostra Cultural, que será realizada de 09 a 10 de dezembro. Durante o evento serão apresentados os produtos finais produzidos nas oficinas artísticas permanentes de teatro, música e dança e as estreias de espetáculos dos grupos artísticos, que são compostos por alunos, professores e artistas da comunidade.

O grupo de música Lira Jovem irá trabalhar com piano, teclado, flauta, violão, violino e canto. O espetáculo será desenvolvido com músicas do período medieval (Sec. XIII), barroco (Sec. XVIII), romântico (Sec. XIX), assim como peças modernas e contemporâneas.

Já o grupo de dança Corpore irá apresentar o espetáculo Sentimentos ao Vento, baseado no poema “O encontro dos sentimentos”, do poeta Bráulio Bessa, que possui como narrativa o diálogo dos sentimentos em busca de restaurar a paz no mundo. O grupo levará ao palco esse poema de forma prática, por meio de coreografias que transmitem os sentimentos.

O grupo de Teatro “É Sobre Isso” recebeu esse nome por escolha dos alunos, que são adolescentes e quiseram fazer uma brincadeira se referindo à um meme da internet. Como temática, trazem o Folclore e a literatura brasileira com o espetáculo “A Cartomante”, de Machado de Assis.

Será realizada ainda uma intervenção artística em tempo real com a participação do público e exposição de telas do artista plástico e professor Henrique Viegas, produzida com os alunos da modalidade. As obras envolvem a técnica espátula sobre tela, com releituras de Sumaree Nunsang.

Segundo o Coordenador da Casa de Cultura, professor Me. Audimar Dionizio, “a Mostra Cultural é o momento em que todas as somas realizadas no ano se transformam em espetáculos. É um brinde à arte, por meio da força artística de cada envolvido. O objetivo é celebrar a evolução de cada integrante, sem a preocupação com a perfeição e sim com a alegria e o prazer de se comunicar por meio da arte. Foi um ano intenso, de novas releituras e muita produção que temos a satisfação de compartilhar com a comunidade”.

A última Mostra Cultural ocorreu em 2020, de forma on-line devido a pandemia da Covid-19. Esse ano o evento dará aos alunos a oportunidade de sentir presencialmente as emoções de um espetáculo artístico, apresentando aos familiares e comunidade o que foi trabalhado no decorrer das aulas.

Redação e fotos: Alice Sousa – estagiária de Jornalismo da UnirG na Casa de Cultura

Edição: Meiry Bezerra (Ascom UnirG)