Jornalismo discute sobre Comunicação Antirracista no último dia da 7ª Sicteg On

22 de Outubro de 2021

No último dia de programação da 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi - Sicteg On diversas palestras e discussões relacionadas a "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta" seguem durante a programação do evento. Hoje, 22, às 19h, o curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi – UnirG, realizou a mesa redonda para debater sobre a “Comunicação Antirracista”, com transmissão on-line. O evento  vai ser na Mesa Redonda A2.

A mesa será comandada pela Mestra em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Lúcia Gomes e pela graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Gisele Burjack. O evento será intermediado pela professora de Jornalismo da UnirG,  Ma. Gabriela Melo.

De acordo com Gabriela Melo durante muito tempo, no país em que a maioria da população se autodeclara parda ou preta, o que se viu nas telenovelas, nas bancadas dos telejornais, nos comerciais das grandes marcas ou no comando de programas infantis, foi um padrão de beleza cujos personagens tinham em comum a pele clara, lábios finos, cabelos lisos e alinhados.

“Com a chegada da internet e das plataformas digitais, tornou-se acessível e possível a produção de conteúdos autorais por pessoas negras e aos poucos está se construindo um ambiente propício à mudança dessa realidade. E é cada vez mais comum ver questões de raça e gênero se deslocando do universo das mídias sociais e alcançado os meios de comunicação tradicionais”, disse a professora.

O surgimento dessas novas mídias gerou um cenário que abriu espaço e ampliou a voz de sujeitos que antes se viam representados de forma equivocada e depreciativa.

“Nessa mesa redonda, vamos discutir assuntos que transitam na esfera da importância da representatividade e da representação positiva para a construção de uma Comunicação Antirracista”, finalizou Gabriela Melo.

Palestrantes

Lúcia Gomes: Mestra em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui especialização em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo também pela UFT e em Direito pela Unitins - Universidade Estadual do Tocantins. Atualmente é jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), onde atua no Setor de Comunicação e Eventos do Campus Paraíso do Tocantins. Integra o grupo de pesquisadores do Coletivo 50 graus - Grupo de Pesquisa e Prática Fotográfica da UFT. Linhas de pesquisa de interesse: relações de gênero e raça; mídias sociais e novas práticas em comunicação; identidades, representatividade e representações sociais; feminismo e interseccionalidades.

Gisele Burjack: 31 anos, é graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é assessora de Comunicação na Polícia Militar do Tocantins e social media freelancer. Cursou a disciplina Comunicação e Sociedade da UFT, da disciplina Corpo, Mídia e Comunicação, como aluna especial do Programa de Pós-graduação. É criadora de conteúdos antirracistas e faz abordagens de soluções para o uso descomplicado das redes através do perfil @gi.burjack. Também faz parte do coletivo Feminista de Mulheres Negras do Tocantins Ajunta Preta.

Sicteg On

A Sicteg é uma ação realizada em conjunto à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. A programação é possibilitada pela integração entre governo, academia e empresas, com o objetivo de popularizar a Ciência por toda a região tocantinense.

Coordenada pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi, a Sicteg recebe ainda a colaboração do Governo Federal e Estadual, Sebrae, Senac, Sesi e Senai.

Todas as informações sobre a 7ª Sicteg podem ser encontradas no site do evento, por meio do endereço https://sicteg.4.events/#/

Redação: Giselli Raffi