Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Live sobre Enade 2021 será realizada na próxima segunda-feira


22 de Outubro de 2021



Formandos dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Letras, além de membros da Comissão Enade, participam segunda-feira, 25, da live "Enade: o que eu tenho a ver com isso", às 19h, pelo Google Meet. A palestra será ministrada pelo professor Me. Marcos Roberto Rosa, especialista em Gestão Universitária, Avaliação e Monitoramento em Educação Superior (Enade, CPC, IGC e UNIEDU).

Esse ano a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicada em 14 de novembro. Desde fevereiro, diversas ações estão em curso para sensibilizar e motivar os estudantes para a prova.

Os cursos estão aplicando simulados que adotam regras semelhantes às aplicadas no Exame Nacional, além de outras atividades direcionadas aos formandos.

A Comissão de Acompanhamento das Avaliações Internas e Externas da UnirG (CAAIE) é composta pelas professoras Ilka da Graça Baía de Araújo, Joana Estela Rezende, Sônia Maria Paiva Torres, Jaqueline Cibene Moreira Borges, Juliana Tomaz Sganzerla, Vitor Rezende Vilela, pelo assistente administrativo Marcelo Bezerra e o acadêmico João Pedro Reis de Paula Melo. Além desses, cada curso da Instituição tem um representante dentro da CAAIE.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O concluinte que não comparece ao dia da prova permanece impedido de colar grau e obter o diploma de graduação, até que a situação seja regularizada.

Currículo do palestrante

Marcos Roberto Rosa é Mestre em Métodos e Gestão em Avaliação pela UFSC com MBA em Gestão Empresarial e Bacharelado em Administração. Experiência como Docente (em cursos de Graduação e Pós-Graduação) e Coordenador de curso, Membro do Comitê Gestor de Planejamento da Avaliação Institucional, da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE).


Perito em gestão de Indicadores de Qualidade da Educação Superior (Conceito Enade, IDD, CPC e IGC) e Uso de Inteligência de Dados na Gestão Estratégica das IES (processo e componentes de avaliação, diagnóstico de curso e IES, ferramentas de BI e gestão estratégica dos indicadores).


Experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico e Gestão de Processos e Pessoas, Custos Industriais, PCP, TIC e Business Intelligence (BI), atuando desde 1986 em empresas públicas, industriais, comerciais e de serviços.
 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais