Gestores da UnirG participam da abertura da 7ª Sicteg On

20 de Outubro de 2021

A abertura de mais uma edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi foi realizada na noite de hoje, 20, no auditório do Instituto Federal do Tocantins, em Gurupi. A Universidade de Gurupi – UnirG é parceira do evento e foi representada pelo Presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, e pelo Diretor Administrativo e Financeiro da Instituição, Oximano Jorge.

Na solenidade de abertura, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes destacou a relevância do trabalho colaborativo entre o poder público e as Instituições de Ensino. “Na região metropolitana de Gurupi temos sete instituições de ensino superior, com milhares de acadêmicos. A cada ano são formados pesquisadores que atuam em projetos e visam transformar conhecimento em produtos serviços e processos. A Sicteg é um novo modelo de política publica em que o desenvolvimento das pessoas é nosso maior alvo”, disse.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, frisou a importância do evento para Gurupi. “É uma interação ente a Academica, o Governo e o setor produtivo, unindo o conhecimento científico com a prática do mercado. Essa união resulta em frutos prósperos para toda a população”.

O Dr. Fábio Pegoraro, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, que representou a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, ressaltou que, “ao participar de um evento dessa magnitude e relevância, a UnirG firma o compromisso com o desenvolvimento local, com a formação de pessoas por meio da Ciência e da Tecnologia. Fomentar a produção de conhecimento contribui com as gerações futuras e proporciona melhoria na qualidade de vida, desenvolvimento econômico e sustentável”.

De acordo com a gerente do Sebrae Tocantins, Paula Alencar, a união de parceiros na cidade de Gurupi tem sido referência para o Estado e para o País. “A união desses importantes atores tem possibilitado a realização de eventos como a Sicteg. Todos os envolvidos estão preocupados com o desenvolvimento da região sul, por isso que temos uma cidade tão evoluída como Gurupi na área de inovação e tecnologia”, destacou.

A coordenadora do programa Inova Gurupi, professora da UnirG, Ma. Adriana Terra, afirmou que a Sicteg é um evento marcado pela colaboração e pela sustentabilidade. “É um momento que consolida esse modelo de parcerias entre governo, setor produtivo e academia. Esse ano o evento tem uma programação mais robusta, que atende todo o Estado, com outras instituições que passaram a integrar a Sicteg, como a UFT e a Unitins”, destacou. Até o momento mais de 5 mil pessoas estão inscritas no evento.

A abertura também contou com a presença de vereadores, secretários municipais, professores, representantes do Sebrae, e gestores da Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Universidade do Tocantins, Instituto Federal do Tocantins e Unitec.

Após a solenidade, o psicólogo Rossandro Klinjey ministrou a palestra “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”. A noite foi encerrada com apresentações musicais dos artistas tocantinenses Everton dos Andes e Dorivã.

A programação completa do evento está disponível no site https://sicteg.4.events/#/

Redação: Meiry Bezerra