Estudantes de Educação Física são orientados para participar do Enade 2021

19 de Outubro de 2021

Com o intuito de sensibilizar os acadêmicos sobre a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os professores do curso de Educação Física da Universidade de Gurupi – UnirG estão falando sobre a avaliação durante as aulas.

De acordo com o coordenador do curso, Me. Eduardo Miranda, cerca de 60 participantes dos 7º e 8º períodos irão realizar o Exame. O curso criou um cronograma de ações que estão sendo desenvolvidas com os acadêmicos, entre elas estão a aplicação de questionários na versão 2019 do Exame,  para corrigir possíveis erros nas respostas, realização de reuniões semanais, além de um simulado.

“Montamos um grupo de estudos semanal para prepará-los sobre conteúdos relevantes da Educação Física. Montamos ainda um projeto para motivá-los a participar das ações do curso, com foco principal nas ações preparatórias para o Exame”, disse o professor.

O projeto #educaçãofísicanaestrada, irá premiar 16 acadêmicos com uma viagem à capital, Palmas, que participarão de visitas técnicas em ambientes da profissão e locais turísticos para desenvolver a cultura dos alunos.

“Nosso objetivo é sensibilizar nossos acadêmicos sobre a importância de participar com comprometimento do processo de avaliação. O resultado desse Exame trará informações que irão subsidiar nosso planejamento pedagógico e de infraestrutura para o futuro próximo do curso”, completou Miranda.

Enade/UnirG

Esse ano a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicada em 14 de novembro e na Universidade de Gurupi - UnirG os acadêmicos de Educação Física, Letras e Pedagogia participarão da avaliação. Ao todo, cerca de 125 estudantes já estão sendo esclarecidos sobre a importância do Exame.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O concluinte que não comparece ao dia da prova permanece impedido de colar grau e obter o diploma de graduação, até que a situação seja regularizada.

Redação: Giselli Raffi