Estudantes de Medicina promovem palestra para adolescentes sobre cuidados com a saúde mental

28 de Setembro de 2021

Na última semana, os acadêmicos da segunda turma de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG, campus Paraíso do Tocantins, ministraram uma palestra sobre “Setembro Amarelo: um diálogo necessário”, aos alunos do Instituto Presbiteriano e do Federal Cursinho Preparatório, da cidade. Cerca de 160 adolescentes, participaram da palestra.

O objetivo da ação foi de informar aos estudantes sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e as possibilidades de ajuda, divulgando a rede de apoio do Centro de Valorização da Vida - CVV. A palestra foi supervisionada pela professora da disciplina Formação Humana, Raquel Brito.

Na ocasião, os acadêmicos abordaram sobre o que é o setembro amarelo, mitos acerca da campanha, como ajudar e onde buscar ajuda. “A intenção foi esclarecer os alunos sobre como adotar hábitos de vida mais saudáveis, falar sobre as próprias emoções, reconhecer a necessidade de procurar ajuda, além de reconhecer os próprios limites e entender que as dores emocionais também podem ser sanadas”, explicou a professora.

A professora disse ainda que a adolescência naturalmente é uma fase de muitas transições, em que se encontra em um período de muitos questionamentos e desafios. “Por isso, é importante saber a importância dos cuidados com a saúde mental, devido a aproximação com a vida adulta. Às vezes, o adolescente vê esse cuidado como algo vergonhoso, há muita timidez e divulgar a forma desses cuidados que devem tomar  é importante nessa fase da vida deles”.

“A campanha do Setembro Amarelo que tem como tema central a prevenção do suicídio e a nossa intenção é levar informações a esses adolescentes de como identificar possíveis sinais. Eles foram orientados de onde podem buscar ajuda e compreender a importância dos profissionais que cuidam da saúde mental, Psicólogo e Psiquiatra”, finalizou Raquel Brito.

CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Redação: Giselli Raffi