Acadêmicos de Psicologia promovem ações sobre Setembro Amarelo

20 de Setembro de 2021

O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, data adotada como símbolo mundial, e os estudantes de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG promovem ações para debater sobre o assunto. A programação do evento iniciou na manhã de hoje, 20, e segue até o dia 24 com a realização de palestras, rodas de conversas e atendimentos psicológicos individuais, que ocorrem durante todo o semestre.

Na ocasião, entre os temas ministrados estão: Cuidar da mente é Cuidar de você, Como promover a saúde mental em Família/Casa?, Quando reconhecer os sinais de risco à saúde mental e procurar ajuda?, Vamos conhecer o que é “setembro amarelo”?.

As ações serão realizadas no Campus II, Policlínica, Senai, Centro de Convenções Mauro Cunha e Serviço Escola de Psicologia – Sepsi, além da transmissão de palestras pelo Canal do YouTube do IFTO.

Confira aqui a programação do evento.

Prevenção ao suicídio

O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

O suicídio é a morte intencional auto infligida, quando a pessoa decide tirar sua própria vida. O comportamento suicida é um ato repleto de ambivalência entre o querer morrer e o querer viver de maneira diferente.

A escuta acompanhada de uma conversa calma e sem julgamento é fundamental.  Não ignore ou rejeite a pessoa que emite demonstrar vontade de se matar/morrer, não faça comparações com pessoas que estiveram em dificuldades piores, não diga que vai passar, não faça julgamentos morais. Nenhuma dessas atitudes ajuda a pessoa sob risco de suicídio.

Onde Procurar ajuda?

- CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Drª Sandra Nascimento de Oliveira Paiva

Av. Bahia entre as ruas 15 e 16, (63) 3315-0031

Horário de funcionamento: 07h às 17h de segunda à sexta-feira

- Unidades Básicas de Saúde – UBS

- Serviço Escola de Psicologia – SEPsi - UnirG

Av. Guanabara, nº 1500, esquina com a rua 9, Centro

Horário de funcionamento: 07h às 19h de segunda à sexta-feira

- Suicídio é uma emergência médica. Em caso de emergência: SAMU (ligue 192) e Unidade de Pronto Atendimento - UPA.

- O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua em todo o País e também oferece apoio emocional de forma gratuita. O atendimento é sigiloso pelo telefone 188 e pelo site www.cvv.org.br.

Redação: Giselli Raffi