Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
20 de Setembro de 2021
O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, data adotada como símbolo mundial, e os estudantes de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG promovem ações para debater sobre o assunto. A programação do evento iniciou na manhã de hoje, 20, e segue até o dia 24 com a realização de palestras, rodas de conversas e atendimentos psicológicos individuais, que ocorrem durante todo o semestre.
Na ocasião, entre os temas ministrados estão: Cuidar da mente é Cuidar de você, Como promover a saúde mental em Família/Casa?, Quando reconhecer os sinais de risco à saúde mental e procurar ajuda?, Vamos conhecer o que é “setembro amarelo”?.
As ações serão realizadas no Campus II, Policlínica, Senai, Centro de Convenções Mauro Cunha e Serviço Escola de Psicologia – Sepsi, além da transmissão de palestras pelo Canal do YouTube do IFTO.
Confira aqui a programação do evento.
Prevenção ao suicídio
O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
O suicídio é a morte intencional auto infligida, quando a pessoa decide tirar sua própria vida. O comportamento suicida é um ato repleto de ambivalência entre o querer morrer e o querer viver de maneira diferente.
A escuta acompanhada de uma conversa calma e sem julgamento é fundamental. Não ignore ou rejeite a pessoa que emite demonstrar vontade de se matar/morrer, não faça comparações com pessoas que estiveram em dificuldades piores, não diga que vai passar, não faça julgamentos morais. Nenhuma dessas atitudes ajuda a pessoa sob risco de suicídio.
Onde Procurar ajuda?
- CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Drª Sandra Nascimento de Oliveira Paiva
Av. Bahia entre as ruas 15 e 16, (63) 3315-0031
Horário de funcionamento: 07h às 17h de segunda à sexta-feira
- Unidades Básicas de Saúde – UBS
- Serviço Escola de Psicologia – SEPsi - UnirG
Av. Guanabara, nº 1500, esquina com a rua 9, Centro
(63) 3612-7717
Horário de funcionamento: 07h às 19h de segunda à sexta-feira
- Suicídio é uma emergência médica. Em caso de emergência: SAMU (ligue 192) e Unidade de Pronto Atendimento - UPA.
- O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua em todo o País e também oferece apoio emocional de forma gratuita. O atendimento é sigiloso pelo telefone 188 e pelo site www.cvv.org.br.
Redação: Giselli Raffi
On