Aulão de Boas-vindas: calouros são recepcionados com palestra sobre habilidades do futuro profissional

18 de Agosto de 2021

Na noite de ontem, 17, no Proafe, a Universidade de Gurupi – UnirG realizou o Aulão de Boas-vindas dando início ao semestre letivo.  Para recepcionar os novos estudantes a Instituição promoveu uma palestra com o Analista Técnico do  Sebrae Tocantins e MBA Executivo em Negócios e Competências Digitais, Jacirley Nascimento, que falou sobre o “New Skills: as habilidades do futuro”.  O evento ocorreu no complexo do Centro Administrativo da Instituição e teve a transmissão on-line pelo canal youtube.com/unirgoficial.

Na oportunidade, Jacirley Nascimento destacou que atua no Sebrae com a formação de empreendedores que querem transformar sua jornada, por meio de tecnologia e da gestão empreendedora. "Trabalho tanto com empreededores jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, com idade entre 16 a 30 anos, ou aqueles que são novos no mercado, iniciando com 50 anos ou mais, e que estão pela primeira vez empreendendo na carreira".

"Nosso assunto é sobre as novas habilidades, competências e as Skills que são exigidas pelo mercado de trabalho de agora e do futuro, para que as pessoas sejam altamente competitivas num mercado sagaz e se destaquem nesse novo cenário que estamos vivendo", explicou.

Nascimento completou ainda que o Fórum Nacional das Nações Unidas recomenda 10 habilidades essenciais para sucesso na carreira, que devem ser desenvolvidas pelo empreendedor.

"São habilidades que não são natas e nem técnicas, mas que as pessoas podem desenvolver aprendendo, como: relacionamento, comunicação, criatividade, atitude, busca por resultados, entre outras. Toda e qualquer pessoa é capaz de aplicar qualquer uma delas, desde que tenha, entre outros fatores, disciplina e seja acompanhada de uma boa estrutura de informações, além de muita dedicação", concluiu.

Presentes

Entre os presentes estavam o Presidente da Fundação UnirG, Drº Thiago Miranda, a Reitora, Drª Sara Falcão, o Vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, a Pró-reitora de Graduação, Drª Rise Rank, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Drº Fábio Pegoraro, a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra, além dos coordenadores de cursos, professores e gestores da Fundação UnirG.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Maciel, a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro de Oliveira, a coordenadora do Inova Gurupi, Ma. Adriana Terra, também participaram da solenidade.

A cerimônia iniciou com apresentações artísticas de dança, música e teatro dos alunos e professores da Casa de Cultura Maestro Antonio Benvenuto. Um vídeo institucional, mostrando a estrutura da UnirG e outro gravado pela Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, dando boas-vindas aos calouros também foram apresentados.

Segundo a coordenadora do evento, Miréia  Bezerra,  esse é o primeiro contato oficial entre os calouros e todos os coordenadores, professores e gestores da UnirG. "É importante essa aproximação para que eles conheçam a estrutura da Instituição. É gratificante estar retornando, de forma gradativa e presencialmente, com nossos acadêmicos, pois  eles solicitaram esse momento. Eles estão conhecendo as pessoas que estão à frente da nossa Instituição", disse.

A professora ressaltou também a importância do tema da palestra, ainda no início da graduação. "Desde o início das atividades já temos que mostrar aos novos alunos esse perfil que o mercado de trabalho vai exigir deles, principalmente, com esse período pós-pandemia. A inovação é essencial para ter sucesso na carreira ", ressaltou Bezerra.

Cidadão Universitário

Na ocasião foi  lançada a 38ª edição do Projeto Cidadão Universitário que voltará a realizar provas de cunho competitivo e com as premiações das equipes.

O tema deste semestre será "UnirG e você: com ciência e ação", que tem como proposta integrar o acadêmico as atividades da Instituição e mostrar o compromisso da UnirG com os estudantes na formação técnica, cientifica e humanizada.

"É muito importante essa integração inicial entre os cursos. Nossa intenção é retornar com as provas esportivas e culturais, que foram suspensas devido a pandemia. Em breve lançaremos o regulamento que também retornará com as premiações das equipes vencedoras", revelou a professora.

Redação: Giselli Raffi