Covid-19: professora do curso de Estética explica cuidados necessários com a pele

15 de Julho de 2021

O maior órgão do corpo humano também tem sofrido os efeitos da pandemia do novo Coronavírus. Além de uma  pele ressecada pelo frequente uso do álcool 70%, algumas pessoas que foram infectadas pela Covid-19 têm apresentado outras alterações, que exigem cuidados especiais para manter a saúde e a beleza da pele.

“Em reação a infecção da Covid-19, podem surgir erupções vesiculares (bolhas), que aparecem normalmente no início do ciclo da doença. Mais tarde, no processo de evolução, pode ocorrer o eritema pérnio (chamado de “dedos de Covid”), que são manchas avermelhadas e descamativas nos dedos das mãos e pés. A urticária também é comum nesses casos”, explica a enfermeira estéta e professora do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade de Gurupi - UnirG, Esp. Elaine Mayra Teixeira Pereira.

A relação da Covid-19 com esses sintomas ainda não foi bem esclarecida pela ciência. “Ainda há muito a ser pesquisado, essa é uma doença nova e as reações são bem diversas. Mas acredita-se que essas são reações ‘alérgicas’ desenvolvidas na pele, em decorrência da infecção”, completa.

Ao surgirem os sintomas, o paciente deve buscar atendimento com um médico dermatologista ou com um esteticista.  Os tratamentos são importantes para amenizar os sintomas e ainda para tratar possíveis manchas, a partir da associação de fototerapia e cosméticos.

Para evitar complicações, algumas medidas podem ser adotadas. “É interessante a pessoa beber bastante água para manter a pele hidratada, ingerir alimentos saudáveis e livres de toxinas. Deve ainda fazer a hidratação da pele com o uso de produtos à base de pantenol, vitaminas A e E, ou colágeno, além de um protetor solar de boa qualidade. É importante evitar o uso de alguns ativos que possam causar lesões, como por exemplo, os ácidos”, frisou a professora Elaine.

Aspectos emocionais, como estresse, também devem ser observados. “Com a ansiedade e o estresse, frequentes no atual momento, pode ocorrer a oxidação e degradação das células da pele, das fibras de colágeno e elastina, levando ao aumento de sinais de ressecamento, envelhecimento e flacidez”, frisou.

Um grande aliado na prevenção do novo Coronavírus é o álcool 70%. Porém, o uso também requer cuidados para evitar o ressecamento das mãos. “É válido dar preferência a um produto de boa qualidade, com uma textura mais líquida. Sempre que possível lave as mãos e evite aplicar o álcool várias vezes para não acumular muitas camadas de produto na pele”, detalha.

Outra dica importante é sobre o uso do hidratante. “O produto deve se específico para as mãos e aplicado antes de usar o álcool. A aplicação também deve ser feita sempre que a pessoa lavar as mãos”, finalizou.

Estética e Cosmética

A Universidade de Gurupi – UnirG oferece o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, com duração de dois anos e meio. As inscrições para o vestibular agendado estão abertas ao custo de apenas R$ 20. A prova é on-line, com 10 questões de múltipla escolha.

Saiba mais sobre o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade de Gurupi – UnirG clicando aqui