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Professor publica capítulo de livro sobre Políticas e Legislação no Ensino Médio


14 de Junho de 2021



O professor do curso de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG, Me. Paulo Henrique Mattos, publicou recentemente um dos capítulos do livro “Políticas e Legislação no Ensino Médio: Componentes Curriculares em Debate”. A obra faz parte da Editora Pontes de São Paulo, e reúne estudos de diversos autores de Universidades públicas brasileiras interessados em discutir o Ensino Médio. 

Conforme o professor, o capítulo 08 de sua autoria relata sobre a “Contrarreforma do Ensino Médio e o Ensino de História no Contexto das Políticas Educacionais Ultraconservadoras”. “Nele, eu abordo a retomada da educação bancária no ensino médio, a revisão dos conteúdos críticos, a revisão dos livros didáticos de História e algumas das medidas danosas do governo do Presidente Jair Bolsonaro para a educação pública”, disse Matos.

Paulo Matos disse ainda que esse é seu quarto capítulo de livro publicado somente esse ano. Nos últimos 15 anos já soma mais de 20 capítulos publicados. Mesmo em tempos de pandemia e pandemônio conseguiu lançar em meio ao furacão da Covid-19, mais uma publicação de uma obra. Desta vez, ele   analisou a Lei 13.415/2017 aprovada pelo governo Jair Bolsonaro que, segundo ele “está levando a educação pública para o beco estreito de uma formação que visa apenas o mercado de trabalho, cada vez mais aligeirada, sem capacidade crítica e sem compromisso com uma visão mais humanista e ampla da sociedade e da educação”.

O professor é Historiador, Sociólogo e Mestre em História, especialista em Direitos humanos e com 13 obras publicadas sobre trabalho escravo contemporâneo. “Esse reducionismo do conhecimento inclusive fica explicito com a desobrigação do ensino de História, Sociologia, Filosofia, Educação Física, Artística, Sexual, Religiosa, Estudos Afrodescendentes e de Direitos Humanos, que embora ainda conste na Base Nacional Comum Curricular deixou de ser ensino obrigatório. Com a pandemia essa situação inclusive, vai se agravar ainda mais com a instalação definitiva do ensino híbrido e as aulas remotas nas escolas e universidades”, ressaltou.

A obra

O livro foi publicado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – Fapdf e Universidade de Brasília – UnB. A obra possui artigos de professores de diversas Universidades Públicas e organizada pelos professores da Universidade Federal do Tocantins – UFT: Neila Nunes de Souza, Maurício Alves da Silva, Carlos Roberto Ludwig e Luanna Costa Carvalho.

O livro pode ser encontrado no site de Editora Pontes, no endereço www.ponteseditores.com.br, ao custo de R$ 63.

 

 

Redação: Giselli Raffi - Jornalista

 

   

 

 

 

 

 

 






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