Dia Mundial da Doação de Sangue: UnirG é parceira do Hemocentro de Gurupi

14 de Junho de 2021

Mais do que uma prova do projeto Cidadão Universitário da Universidade de Gurupi - UnirG, a doação de sangue é um ato que salva vidas. A cada semestre, os novos alunos são desafiados a doar sangue e a mobilizar outras pessoas para esse gesto.

Hoje, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Com a pandemia da Covid-19, o projeto da UnirG reforça a necessidade de ajudar a quem precisa, e contribui com o importante trabalho do Hemocentro de Gurupi.

O desafio em manter os estoques de bolsas de sangue é constante, e desde o ano passado, muitos doadores deixaram de comparecer. “As pessoas continuam precisando de sangue, mesmo com a diminuição de doações. Há vários meses estamos trabalhando no limite da nossa capacidade. Com a chegada do mês de julho, muitos doadores viajam e a tendência é que o número de bolsas de sangue fique ainda mais reduzido. É importante que as pessoas compareçam ao Hemocentro”, afirma Édila Vargas, Técnica de Enfermagem do setor de captação do Hemocentro de Gurupi.

A iniciativa faz parte do calendário de atividades do Cidadão Universitário há 18 anos. “É um ato voluntário e um compromisso social que pode salvar muitas vidas, o que reforça a importância de incentivar a doação entre nossos alunos e servidores. É um ato de fundamental importância para a formação dos acadêmicos, pois desenvolve a solidariedade, cidadania e preservação da vida”, afirma a Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da UnirG e coordenadora do Cidadão Universitário, Ma. Miréia Bezerra Pereira.

“Um dos princípios da vida em sociedade é a disponibilidade das pessoas para ajudar umas às outras.  Além dos benefícios para as vidas dos pacientes que precisam, doar sangue também beneficia o doador. Segundo pesquisas, a doação promove a sensação de ajudar ao próximo, bem-estar emocional e a autoestima”, ressalta Miréia.

Na prática, quem já é doador de sangue experimenta os benefícios da solidariedade. O servidor da UnirG, Walter Coelho de Almeida, é voluntário há 20 anos e, a cada três meses, comparece ao Hemocentro. “Faço isso com muito amor e carinho. Sempre estou cuidando da minha alimentação e da minha saúde para ter condições de ajudar ao próximo. Saber que eu posso salvar uma vida, sem ter custo algum, é em um ato de respeito a quem precisa”, frisa.

Para ele, a doação de sangue é um ato seguro. “O trabalho da equipe do Hemocentro durante o processo me transmite tranquilidade. É possível doar com segurança, cumprindo todos os protocolos rigorosamente”, afirma.

Como doar

O Hemocentro de Gurupi atende de segunda a sexta, das 07h às 18h e aos sábados das 07h às 12h, mediante agendamento, que pode ser feito pelo telefone (63) 3312-7545.

Para ser doador é necessário:

- estar bem de saúde

-pesar, no mínimo, 50 Kg

-não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação

- ter entre 16 e 70 anos (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável) e portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)*.

*Com informações do site www.to.gov.br

Redação: Meiry Bezerra

Edição: Giselli Raffi