Candidatos fazem prova do vestibular de Medicina da UnirG neste domingo, 13

13 de Junho de 2021

Na manhã de hoje, 13, os candidatos ao processo seletivo de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG participaram da realização das provas de conhecimentos gerais (prova objetiva) e de redação em Língua Portuguesa. A avaliação está sendo aplicada, das 09 às 13h (horário local), nos campi I e II da Instituição.

Cerca de 1.350 inscritos disputam as 60 vagas. Pela Ampla Concorrência a disputa foi de 19 candidatos por vaga, pela Cota Escola Pública foram 32 por vaga e pela Cota Enem foram 36 candidatos por vaga.

O candidato João Vitor Lima Varão, 18 anos, foi o primeiro a chegar no campus II. Ele veio de São Luiz (MA) em busca da realização profissional e disse que a influência familiar foi determinante em sua escolha pelo curso. “Conheci a UnirG por indicação de amigos que fazem Medicina aqui, essa é a primeira vez que me inscrevi. Com os estudos realizados on-line, me adaptei e resolvi me dedicar analisando provas de outros processos seletivos. Tenho cinco médicos na família, o que de certa forma influencia na minha escolha profissional, além de sempre gostar da Medicina, de como ela trata a vida das pessoas e ser essa área que mais me identifico”, falou.

Pela segunda vez a candidata Maria Clara de Oliveira, 20 anos, veio disputar uma das vagas. Ela já concluiu o segundo grau e disse que se preparou para a seleção por meio de aulas on-line. “Faço cursinho, antes era presencial e agora a distância, no início foi difícil me adequar a essa realidade, mas com dedicação estou conseguindo estudar. Desde criança meu sonho é ser médica, espero conseguir minha aprovação”, afirmou.

Segundo a presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo, Drª Rise Rankneste processo a aplicação da prova está sendo coordenada pela Fundação de Apoio, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Funrio.

“A banca examinadora não é a mesma dos vestibulares anteriores, houve uma seleção de novas empresas e a Funrio foi a vencedora. Antes, a aplicação das avaliações era realizada pela UnirG e a empresa contratada apenas elaborava a prova. Desta vez, a Funrio é a responsável por todo o processo, ela é uma empresa que tem bastante experiência, aplica prova em todo o país, tanto de vestibulares quanto de concursos públicos”, disse.

Além da preocupação na segurança na lisura da aplicação das provas, a Instituição sempre cuida também com o cumprimento dos protocolos de contingência de prevenção ao Coronavírus. “Tivemos a aprovação do Comitê Gestor Covid-19 do município, respeitamos todo o processo exigido para que a aplicação das provas fossem presencialmente, conforme as normas estipuladas no edital do vestibular, Existe a limitação do número de pessoas em sala de aula, apenas 40% da capacidade máxima, além do uso de máscara e álcool”, ressaltou.

Resultados

O gabarito preliminar está previsto para ser publicado, 13, a partir das 18h. Já o resultado preliminar será divulgado a partir das 18h do dia 29 de junho. A publicação dos candidatos classificados em primeira chamada será em 05 de julho.

Outras informações podem ser vistas pelo site www.unirg.edu.br/vestibular/gurupi

Redação: Giselli Raffi - Jornalista

Fotos: Rogério Miranda - Jornalista