Gestores da UnirG reforçam parcerias e pedido de vacinação ao novo Secretário da Saúde de Gurupi

27 de Maio de 2021

Na tarde da última terça-feira, 25, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, e a reitora da Universidade de Gurupi, Drª Sara Falcão, reuniram-se com o Secretário Municipal de Saúde, Relmivan Milhomem. O objetivo da visita foi para conhecer oficialmente o secretário e reforçar sobre as demandas da UnirG, em prol das parcerias com o Município. O encontro ocorreu na sede da Sesau.

Na ocasião, participou ainda da reunião o presidente do Comitê Gestor Covid-19 de Gurupi, Horácio Toledo. A presença dele teve a intenção de reforçar as relações em continuar juntos traçando políticas públicas que serão executadas pelo Comitê, UnirG e Sesau, na prevenção e combate ao Coronavírus.

"Tivemos uma excelente reunião, em que tratamos de vários pontos referente a Covid-19 em Gurupi, como maneiras de contenção a pandemia e o cumprimento do plano nacional de imunização", ressaltou Toledo.

Segundo o presidente da Fundação, esta foi a primeira reunião Institucional com o Secretário, com objetivo de fortalecer a colaboração existente, no âmbito dos atendimentos que a Instituição realiza para a população de Gurupi contando com o apoio da Secretaria de Saúde.

"Sobre a vacinação, vamos enviar uma lista das pessoas que fazem parte do grupo essencial para viabillizar o quantitativo dos que ainda não foram vacinados, e assim, aguardar a disponibilidade da oferta conforme o cumprimento do calendário nacional de vacinação", afirmou Miranda.

Conforme a reitora, "há uma expectativa muito grande da comunidade acadêmica sobre as vacinas, o Governador Mauro Carlesse publicou recentemente um decreto sobre a imunização das pessoas da área da saúde e da educação, e viemos reforçar mais uma vez nosso pedido", disse.

O Secretário se manteve solícito em continuar mantendo as parcerias com a Instituição. "A perspectiva dele na disponibilização das vacinas foi boa, mas que serão fornecidas a UnirG de acordo com os recebimentos do Município, conforme a disponibilidade do Plano Nacional de Imunização. Mesmo assim, temos cobrado a Sesau lembrando para nos incluirem na lista, obedecendo todos os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, que devem ser respeitados",  ressaltou Sara Falcão.

Para Relmivan Milhomem, a UnirG é um braço importante da gestão do Município e foi muito bom receber a equipe da Instituição, principalmente, porque ela tem vários cursos da área da saúde. Essa aproximação é necessária e deve se manter.

"Quanto mais pudermos estreitar os laços, estivermos trabalhando juntos melhor para beneficiar nossa comunidade. Em relação a vacinação, a base dela cumpre as orientações do Plano de Nacional de Vacinação, ao qual estamos seguindo estritamente as orientações do Ministério da Saúde, que nos é repassada pela Secretaria Estadual de Saúde, respeitando todos os grupos prioritários e faixas etárias. Conforme recebemos cada remessa de vacina, vem uma nota técnica dizendo quem serão os imunizados. Esperamos que logo essa faixa etária baixe para que se amplie os grupos priotários, e assim, todos possam ser incluidos", ponderou o Secretário.

Redação: Giselli Raffi - Jornalista

Fotos: Ascom/UnirG