Farmácia realiza teste de Covid-19 em alunos do curso

25 de Maio de 2021

A coordenação de Farmácia da Universidade de Gurupi – UnirG, está promovendo desde o início deste mês, a testagem de Covid-19 em acadêmicos do curso. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, que doou 200 testes rápidos para o curso. Os testes são realizados no campus II da Instituição.

De acordo com a coordenadora do curso, mestra em Medicina Tropical, área de concentração: virologia, professora Valéria Maciel, os exames são feitos nos dias de aula e tem a colaboração de estudantes voluntários do último período de Farmácia.

“Como não temos testes para todos, preferencialmente, os alunos que fazem estágios e aulas práticas são testados primeiro, mas nossa intenção é testar os acadêmicos de todos os períodos. Nosso objetivo é verificar se eles apresentam os anticorpos para Covid-19, IgG e IgM, se estão infectados, ou se já tiveram contato com o vírus, ou ainda se estão imunizados”, relatou a professora.

A professora disse ainda que ações como essas são de extrema importância, para tentar controlar a proliferação do Coronavírus. “Como retornamos as aulas práticas e de estágios essa é mais uma maneira que adotamos para assegurar que nossos acadêmicos e professores estejam seguros, com a realização dos testes rápidos para detecção de anticorpos. Caso sejam detectados como positivo, eles são orientados a não participarem das aulas e a procurarem a Unidade Básica de Saúde. Essa é uma das funções do Farmacêutico Generalista realizar testes laboratoriais como esse para detecção de anticorpos virais”, ressaltou.

A ação será realizada enquanto houver estoque dos testes. “Assim, os alunos são beneficiados, já que, com isso, estarão mais seguros, além de todos os protocolos de medidas de segurança obedecidos”, finalizou Maciel.

Redação: Giselli Raffi