UnirG promove Dia D de Doação de Alimentos para o 37º Cidadão Universitário

21 de Maio de 2021

No final da tarde de hoje, 21, servidores da Fundação UnirG reuniram-se para celebrar o Dia D de Doação de Alimentos, para a 37ª edição do Projeto Cidadão Universitário da UnirG. O encontro ocorreu na área de convivência da Instituição.

Entre os presentes estavam a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, a Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da UnirG, Ma. Miréia Bezerra Pereira, o vereador Ivanilson Marinho, além dos servidores da Fundação UnirG.

Alunos da Casa de Cultura realizou apresentação musical. Uma instalação artística, com o tema “Entre a Cruz e a Espada, criada pelo professor de artes plásticas, Henrique Viegas, foi apresentada ao público.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da UnirG e coordenadora do Cidadão, Ma. Miréia Bezerra Pereira, desde o ano passado, o Projeto não tem sido competitivo, mas apenas voltado à sensibilização dos participantes sobre a importância da solidariedade e da responsabilidade social.

“Nessa ação de hoje, propomos a integração também dos servidores da Fundação, sensibilizando os eles dessa necessidade de estar colaborando com ao projeto, principalmente, nesse momento de pandemia para promover a doação de alimentos. Temos hoje um número grande, inclusive, de acadêmicos que estão passando necessidades e   estão nos aguardando com as doações de alimentos, como também toda a comunidade de Gurupi e região”, disse a professora.

A reitora agradeceu a colaboração dos servidores e afirmou que além dos alimentos todos podem contribuir ainda com as doações de sangue e o registro do cadastro de medula óssea. “Em épocas passadas, o Cidadão já arrecadou mais de 27 toneladas de alimentos. Nesse período de pandemia temos que contribuir ainda mais as pessoas necessitadas, temos a parceria com o Mesa Brasil, que faz a distribuição dos alimentos, e eles como toda a comunidade aguardam nossa colaboração. Com nossos alunos à distância, precisamos de uma ajuda maior dos nossos servidores. Nós podemos fazer a diferença na vida das pessoas”, disse Sara Falcão.

Conforme o presidente, a participação deve continuar até o final do projeto. “Estamos precisando ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade em que muitas famílias precisam de nós, vamos ajuda-las contribuindo ainda mais com as doações. Agradeço a participação de todos e quem não doou traga o alimento até o final de junho”, reforçou.

A prefeita, Josi Nunes, lembrou da época da Fafich, em que a recepção dos calouros era realizada com os alunos que jogavam farinha e ovo nos recém-chegados. “Como amadurecemos com o tempo, o trote tornou-se uma ação solidária. Queremos estender essa ação de hoje aos servidores da Prefeitura para que eles possam também contribuir com as doações. Estamos vivenciando situações muito difíceis e devemos nos unir com as ações da Instituição para fortalecer o Projeto e juntos ajudarmos a nossa comunidade”, finalizou.

Cidadão Universitário

Com o tema “A UnirG e um novo cidadão: desafio aceito!”, nesta edição a gincana é apenas solidária voltada à integração entre acadêmicos ingressantes na Instituição, professores, servidores e comunidade em geral.

As doações para o projeto seguem até 30 de junho. A comunidade poderá colaborar com a doação de alimentos não perecíveis, entregues nas coordenações de cursos, e com a doação de sangue e cadastro de doador de medula óssea, no Hemonúcleo de Gurupi.

Os alimentos aceitos para doação são: arroz do tipo 1 ou 2; todos os alimentos devem estar dentro do prazo de validade; não serão aceitas farinhas (mandioca, trigo, cuscuz e/ou similares). Sal e alimentos a granel também estão proibidos.

A doação de sangue e o cadastro de medula óssea devem ser realizados no Núcleo de Hemoterapia de Gurupi, localizado na rua 01 entre as avenidas Ceará e Pernambuco.

Devido à pandemia e ao distanciamento social, os eventos esportivos e culturais que integravam o projeto não estão sendo realizados.

O regulamento e outras informações sobre o Cidadão Universitário podem ser vistas em www.unirg.edu.br/cidadao-universitario

Redação: Giselli Raffi

Fotos: Francisco Donato - Ascom/UnirG