UnirG participa de reunião com equipe do CDR e Governador Mauro Carlesse

14 de Maio de 2021

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda e a Reitora da Universidade de Gurupi, Drª Sara Falcão, juntamente com representantes de instituições integrantes do Centro de Desenvolvimento Regional do Sul do Estado (CDR), estiveram reunidos com o Governador do Tocantins Mauro Carlesse na manhã de hoje, 14, no Palácio Araguaia. O encontro foi para solicitar o financiamento da carteira de projetos do CDR, que é o segundo da região Norte do Brasil. A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, também participou da reunião.

“Esse grupo tem apresentado um brilhante trabalho, com maturidade, mobilização social, boas ideias e agora está empenhado em obter os recursos financeiros necessários para os projetos. Certamente é um programa que trará grandes resultados para os 19 municípios do entorno de Gurupi, e o Governo do Estado acredita na inovação como um caminho para o desenvolvimento”, disse o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Dr. Márcio da Silveira.

“Esse é um trabalho resultante dos esforços de um conjunto de atores da sociedade civil organizada, que vem promover a regionalização dos arranjos produtivos tendo como foco as Instituições de Ensino Superior. É um ganho para toda a região”, destacou a Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Drª Lady Sakay, presente no encontro.

A coordenadora do CDR Tocantins, Ma. Adriana Terra, explicou a finalidade dos recursos pleiteados. “A proposta é que, por meio da FAPT, editais públicos sejam lançados para que as Instituições de Ensino e de Pesquisa possam projetar soluções para os problemas existentes nos municípios e, consequentemente, gerar desenvolvimento econômico e social. Os editais devem contemplar os alvos prioritários já definidos anteriormente”, explicou.

Para a reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, as Instituições de Ensino Superior têm um papel muito importante, ao contribuir com conhecimento técnico e científico na formulação de projetos que busquem resolver demandas existentes na região. “A UnirG, com seus professores, acadêmicos e servidores, participa com entusiasmo do CDR, por entender a relevância dessa iniciativa para a região sul”, ressaltou.

O Governador Mauro Carlesse, ouviu a demanda do grupo, e afirmou o interesse em apoiar o CDR Sul. Na ocasião ele também solicitou que os membros apresentem uma proposta para extensão da metodologia do projeto para todas regiões do Tocantins, por meio de uma política pública.

“Este é o sexto CDR no Brasil e o segundo na região Norte. Vemos de forma muito positiva o interesse do poder público estadual, pois o Governador Carlesse demonstrou preocupação em fomentar o desenvolvimento em todas as regiões, principalmente nesse momento em que os municípios vivem um momento atípico, ainda com os impactos da pandemia. Os frutos do trabalho do CDR certamente poderá contribuir com a melhoria das condições de vida da população tocantinense”, avaliou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda.

O CDR Regional Sul é composto pela a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade de Gurupi (UnirG), Fundação UnirG e Prefeitura de Gurupi.

UnirG participa de Oficina de Alvos do projeto CDR

Região Sul do Tocantins irá sediar Centro de Desenvolvimento Regional