Estudantes de Medicina recebem certificação pela participação na Epicovid-19 BR 2

13 de Maio de 2021

Cerca de 30 acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG receberam o certificado de participação no Epicovid-19 BR 2, Inquérito Nacional de Soroprevalência de Acesso Expandido. A entrega ocorreu em um evento realizado na noite de ontem, 12, no auditório do campus I da Instituição.

Os estudantes participaram da coleta de dados em fevereiro desse ano. O estudo é desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em conjunto com instituições parceiras. No Tocantins, o levantamento foi realizado em Gurupi, Palmas e Araguaína.

“A participação dos acadêmicos da UnirG nesse estudo foi essencial para a execução do projeto. Eles estiveram comprometidos e empenhados durante todo o processo e ficamos muito satisfeitos com o envolvimento de todos. Fazer pesquisa cientifica é gerar conhecimento e, como profissionais de saúde, temos essa obrigação”, disse a biomédica e preceptora do curso de Farmácia da UnirG, Ma. Kátia Bernardes, responsável pela coordenação da pesquisa em Gurupi.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, parabenizou os estudantes pela disposição em desenvolver um trabalho em prol da comunidade. “Em um momento tão delicado que estamos vivendo, reconhecemos que os alunos tiveram coragem e foram a campo com o objetivo de prestar um serviço de grande importância. As informações coletadas são de suma importância para o Brasil e para o mundo, ao mesmo tempo em que contribuem com a nossa universidade”, disse.

A experiência também estimula o acadêmico a desenvolver cada vez mais o interesse pela área, contribuindo para uma formação acadêmica e profissional mais rica.

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), Dr. Fábio Pegoraro, os alunos tiveram uma ótima oportunidade de participar de uma pesquisa de grande porte, conhecendo como é realizada uma coleta de dados com critérios, e bem fundamentada.

“Os alunos fizeram um excelente trabalho e, mesmo com as dificuldades que surgiram, como por exemplo o período chuvoso, não desistiram. Essas são características de bons pesquisadores, e esperamos que eles mantenham esse comprometimento com o trabalho ao longo da vida profissional”, complementou Pegoraro.

A presidente do GurupiPrev, Kárita Carneiro Pereira Scotta, participou da solenidade representando a prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

“Muito importante que uma instituição gurupiense, como a UnirG, esteja envolvida em uma pesquisa tão abrangente. A gestão municipal vê essa iniciativa com muito entusiasmo, pois é necessário que as políticas públicas de combate ao Coronavírus sejam tomadas com base em dados científicos”, ressaltou Scotta.

A Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, reforçou que “a UnirG foi beneficiada por participar de um estudo em prol de uma luta que está sendo travada em todo o mundo contra a Covid-19. Esses estudantes fizeram jus a profissão que escolheram, em um ato de coragem foram para a linha de frente com o propósito de ajudar a população. Isso é um marco para a nossa universidade e agradecemos aos envolvidos”, finalizou.

Equipe da UnirG participa do maior estudo epidemiológico sobre a Covid-19 no Brasil

Redação: Meiry Bezerra

Edição: Giselli Raffi