Acadêmicos de Medicina da UnirG fabricam e doam espaçadores artesanais para pacientes da UPA de Gurupi

12 de Maio de 2021

Garrafas pets que poderiam ir para o lixo estão sendo transformadas em um importante recurso para pessoas que precisam utilizar medicação inalatória, em Gurupi. Espaçadores artesanais estão sendo fabricados por alunos do 6º período de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG, e doados a pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O espaçador é um dispositivo utilizado para oferecer medicação inalatória quando o paciente apresenta broncoespasmo, a contração das vias aéreas. É um quadro presente em pessoas com asma e doenças respiratórias agudas, como a Covid-19.

“Para tratar a crise asmática e outros broncoespasmos são utilizados os medicamentos broncodilatadores via spray inalatório, popularmente chamado de ‘bombinha’. Mas quando o spray é disparado direto na boca, boa parte do medicamento fica nas bochechas, no céu da boca e gengiva. Com o uso do espaçador, a medicação adquire menor velocidade e é inalada de forma mais lenta, o que permite que ela chegue mais efetivamente aos pulmões”, explica a médica e professora da disciplina de Pneumologia da UnirG, Drª Alice Mazutti.

O recurso é utilizado em crianças menores de seis anos que possuem menor coordenação motora, mas também é útil para adultos.

Ainda segundo a professora Alice, o uso do spray inalatório em pacientes com broncoespasmos em ambientes hospitalares é o mais indicado no contexto da atual pandemia pelo SARS-COV2. “Os nebulizadores convencionais não são recomendados, devido ao risco de formação de aerossóis e de propagação da infecção pelo novo Coronavírus. Além disso, dependendo do quadro clinico e da idade do paciente, pode haver dificuldade em realizar o uso da bombinha com a técnica correta, sendo muito interessante o uso de espaçadores”, frisa.

Os espaçadores foram higienizados, embalados individualmente e entregues para utilização de mais de 20 pacientes na UPA de Gurupi. A eficácia deles já foi comprovada em estudos científicos publicados na literatura médica.

Após ser lavado com água e sabão, o espaçador artesanal pode ser reutilizado em ambiente domiciliar. Em ambiente hospitalar, a recomendação é que seja descartado após o uso.

O espaçador convencional é vendido nas farmácias e drogarias pelo valor aproximado de R$ 40.

Redação: Meiry Bezerra

Edição: Giselli Raffi

Fotos/ divulgação / com autorização pelo paciente