Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos participa de projeto de qualificação

12 de Maio de 2021

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade de Gurupi – UnirG reuniu com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), para participar do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa que integram o Sistema CEP/Conep. A reunião ocorreu na última segunda-feira, 10, de forma on-line.

O intuito é a valorização dos comitês de ética e pesquisas nas instituições, com a padronização dos trabalhos administrativos e o fortalecimento da análise e discussão ética realizadas pelos comitês. O Projeto de Qualificação é uma ação de ensino e aprendizagem conjunta da Conep/CNS e o Ministério da Saúde com parceria do Proadi-SUS, com o objetivo de educar e promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a Conep.

O Projeto é constituído de duas etapas, uma de reconhecimento e outra de educação. O reconhecimento é realizado com leitura do trabalho administrativo e análise ética desenvolvido pelo CEP. A etapa educativa envolve atividades in loco, com visitas a cada CEP, além de implementação de ferramenta de Educação a Distância do Sistema (EaD) CEP/Conep.

O coordenador do CEP da UnirG, professor Me. Vinicius Lopes Marinho destacou que “a comissão elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelos membros do Comitê e foi um momento muito importante de troca de experiências, bem como, de esclarecimentos sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos”.

Edição: Giselli Raffi