Estudantes de teatro da Casa de Cultura vivem novo desafio com aulas remotas

07 de Maio de 2021

O teatro exige muito estudo, disciplina e dedicação. Trabalhar esses três conceitos de forma remota é um desafio ainda maior para o aluno.  Essa tem sido a nova realidade do grupo da Casa de Cultura da Universidade de Gurupi - UnirG, que devido a pandemia tem realizado suas aulas por meio do sistema on-line.

Esse tem sido um desafio diário para o Norah Duarte, com apenas oito anos.  Um principiante no mundo das artes cênicas, ele começou as aulas de forma remoto. O aprendizado tem sido constante, obtendo sucesso. A mãe dele, Elisângela Duarte, disse que mesmo distante da sala de aula, ela percebe o desenvolvimento do filho. “Ele consegue se comunicar e expressar melhor, se tornou uma criança mais ativa, com um vocabulário mais extenso e mais proativo”, disse a mãe.

O professor de teatro, Guilherme Vieira, explica que mesmo em meio ao sistema on-line, consegue-se trabalhar todos os conceitos da modalidade presencial. “Com as videoaulas os alunos aprendem sobre expressão corporal, expressão vocal e técnicas de consciência corporal.  São trabalhados todos os gêneros do teatro, desde a comédia ao drama. Tem sido desafiador, mas percebemos que há uma interação produtiva entre alunos e professor”, relatou.

“Esse é um momento novo, onde temos diversos desafios e um deles é nos adaptarmos ao novo cenário. O teatro é fundamental na educação e por isso o trabalho feito pela Casa de Cultura tem sido muito importante.  Manter o mesmo ritmo presencial nas aulas remotas, mostra o comprometimento da equipe em oferecer o melhor ensino teatral. A UnirG foi criada para produzir conhecimento e a arte é uma das ferramentas para isso”, reforçou a Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, professora Me. Miréia Aparecida.

Inscrições

Para quem tem interesse em participar, as inscrições acontecem sempre no início de cada semestre. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos às datas e para obter mais informações deve falar pelo telefone: 3612-7571 (WhatsApp).

Segundo o coordenador da Casa de Cultura, professor Audimar Dionizio, desde o ano passado, "com o início da pandemia, as atividades presenciais estão suspensas. Além do teatro, oferecemos também aulas de dança, balé, piano, teclado, orquestra sinfônica e artes plásticas, Todas estão sendo realizadas 100% on-line”.

As aulas de teatro tiveram início em 2003, na mesma época em que foi inaugurada a Casa de Cultura da Universidade de Gurupi (UnirG). Ao longo de sua trajetória, já foram atendidos mais de 100 alunos na modalidade, entre crianças, adolescentes e adultos.  Atualmente estão 10 alunos matriculados.

Redação: Anniela Cristina Coelho Santos - aluna de Jornalismo

Edição: Giselli Raffi